Pesquisa e Inovação

UPF inscreve para Mestrado e Doutorado em Letras

16/10/2018

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) está com inscrições abertas para novas turmas de Mestrado e Doutorado em Letras. Interessados devem se inscrever até 23 de novembro, pelo site www.upf.br/ppgl, e encaminhar a documentação necessária para a secretaria do PPGL.

Podem candidatar-se às vagas do Mestrado em Letras graduados, com licenciatura ou bacharelado em Letras, e nas seguintes áreas afins: Antropologia, Arquivologia, Artes, Biblioteconomia, Ciência da Computação, Comunicação, Direito, Educação, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia, Secretariado Executivo, Sociologia e Teologia. Ao todo, estão sendo ofertadas 24 vagas. 

A seleção constará de duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na realização de uma prova dissertativa, que ocorrerá no dia 7 de dezembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), prédio B4, com início às 14h e término às 17h30min. A segunda, de caráter classificatório, incluirá a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da graduação e do curriculum vitae do candidato, e a realização de uma entrevista individual, no dia 13 de dezembro. O resultado dos selecionados ocorre em 17 de dezembro.

Doutorado em Letras
Para o Doutorado em Letras, podem fazer a inscrição portadores de título de Mestre, obtido em curso de mestrado recomendado pela Capes ou revalidado por universidade brasileira. Os candidatos egressos de tais cursos que ainda não possuírem o diploma de Mestre deverão apresentar documento comprobatório da conclusão dos créditos, da realização da banca de defesa e da entrega da versão final da dissertação. No total, são oferecidas 10 vagas. 

A seleção constará em três etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consistirá na realização de uma prova dissertativa, que ocorre no dia 7 de dezembro, no IFCH, com início às 14h e término às 17h30min. Já a segunda, de caráter classificatório, incluirá a nota obtida na prova dissertativa, a avaliação do histórico escolar da graduação e do mestrado e do currículo do candidato. Por fim, a terceira, de caráter eliminatório, incluirá a realização de uma entrevista individual com apresentação do projeto, no dia 14 de dezembro. O resultado dos selecionados está marcado para 17 de dezembro. 

Informações
O PPGL destaca-se pela expansão constante das parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo programa de pós-graduação. Mais detalhes sobre o Mestrado e o Doutorado em Letras estão disponíveis em www.upf.br/ppgl. Os editais das inscrições podem ser conferidos no mesmo endereço eletrônico.