Pesquisa e Inovação

UPF inicia aulas presenciais em minter em Rondônia

20/06/2022

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Parceria entre a Universidade de Passo Fundo e a Faculdade Católica de Rondônia teve sua primeira semana de atividades presenciais. Encontros foram adiados em função da pandemia

Convênio inédito que permite a colaboração cultural e científica entre instituições, o Projeto de Cooperação Institucional com a Faculdade Católica de Rondônia (FCR) está em andamento e envolve a realização de mestrados interinstitucionais (Minter). Neste momento, estão em andamento os Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, História e Letras. Depois de serem adiadas, em função da pandemia, as atividades presencias foram retomadas, possibilitando o primeiro encontro. Na última semana, a professora Dra. Cleci Werner da Rosa, coordenadora do PPGECM esteve com os mestrandos e doutorandos para trabalhar a temática dos produtos educacionais.

Mais de 40 professores da rede pública estadual de Rondônia participaram das ações desenvolvidas ao longo de uma semana. De acordo com a professora Cleci, o tema abordado foi “Produtos educacionais”. “Foi uma semana trabalhando a temática Produtos educacionais. A ideia foi discutir o tema, ou seja, as produções de materiais didáticos que os professores fazem e que estão vinculados a sua própria prática pedagógica e que implementam sua prática de ensino”, comenta, ressaltando que os trabalhos levam em consideração experiências que estão sendo feitas pelo mundo e que podem ser adaptadas para uso no local.

Bastante celebrada quando o convênio for firmado, a parceria visa qualificar o ensino da região de atuação da Faculdade de Rondônia. Por isso, segundo a professora Cleci, as visitas presenciais são muito aguardadas, uma vez que o programa teve início em outubro do ano passado. Durante a programação, mestrandos e doutorandos também receberam a visita do reitor da Faculdade Católica de Rondônia, Dr. Fábio Hecktheuer e do diretor de Ensino, Dr. Pedro Abib Hecktheuer. 

As próximas atividades serão desenvolvidas pelos professores Dr. Cristiano Buzatto, que ministrará a disciplina de Energia e Meio Ambiente; e Dr. Marco Trentin, que será o responsável pela disciplina de Recursos Digitais Tecnológicos. As atividades serão desenvolvidas em julho, com duração de uma semana cada.

Finalizada esta etapa, os mestrandos e doutorandos irão desenvolver suas dissertações e teses, mostrando a aplicabilidade dos produtos nas escolas.