Pesquisa e Inovação

Qualificação das práticas dos professores pauta Programa de Pós-Graduação em Letras da UPF

27/10/2021

08:45

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Instituição tem inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado em Letras

Ser professor é estar em constante atualização sobre as diversas áreas do conhecimento. Nesse sentido, com o objetivo de oportunizar a continuidade e o aprofundamento da formação de docentes da área de Letras e de áreas afins, qualificando a prática científico-pedagógica dos profissionais que atuam em diferentes níveis de ensino, a Universidade de Passo Fundo (UPF) dispõe do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), que está com inscrições abertas para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Tendo como área de concentração “Letras, Leitura e Produção Discursiva”, o PPGL destaca-se pela expansão constante das parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em parceria com intuições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo Programa. Também, o PPGL investe na discussão e no aprofundamento de temas ligados à área por meio de eventos, como, por exemplo, as Jornadas Literárias.

Márcio Battisti é egresso do PPGL. Ele, que concluiu o Doutorado em Letras em abril deste ano, conta que o curso expandiu seu entendimento sobre o ensino de língua materna. “Os estudos que fiz e as reflexões desenvolvidas nas aulas do Doutorado me possibilitaram compreender que o ensino de língua na escola deve ir além do ensino da gramática normativa e de uma compreensão superficial sobre um texto sem provocar qualquer reflexão que contemple, por meio da análise do uso da língua em diferentes contextos enunciativos, aspectos referentes à cultura, à sociedade e a sua organização político-social”, comenta.
 
Professor de Língua Portuguesa e Redação em escola e pré-vestibular, Battisti ressalta que, além da excelência dos professores, o PPGL oportuniza a participação em eventos, sejam eles organizados pelo próprio Programa ou em outras instituições. “Participar dessas atividades não só me trouxeram enriquecimento teórico, como me possibilitaram criar vínculos e parcerias com alunos de outras instituições, sobretudo da UFRGS. Além disso, foi por meio do PPGL, que eu pude cursar um semestre como aluno regular da UFRGS, tendo aula com um dos principais estudiosos da teoria que estudo. Uma experiência que foi extremamente significativa”, finaliza.

Inscreva-se nos cursos de Mestrado e Doutorado em Letras
A UPF inscreve para novas turmas dos cursos de Mestrado e Doutorado em Letras para ingresso em 2022. As formações possuem três linhas de pesquisa: “Constituição e interpretação do texto e do discurso”, “Leitura e formação do leitor” e “Produção e recepção do texto literário”. As inscrições podem ser feitas até 25 de novembro. São oferecidas 24 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado.

Outros detalhes estão disponíveis AQUI.