Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Letras é contemplado em edital Fapergs

20/05/2021

15:52

Por: Assessoria de Imprensa

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), em seu último Edital de Auxílio Recém-Doutor, contemplou cinco Projetos de Pesquisa coordenados por professores pesquisadores da Universidade de Passo Fundo (UPF). Dois desses projetos são desenvolvidos nos grupos de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL).

Um deles tem como tema “A narrativa da criança no contexto da pandemia de covid-19: deslocamentos no simbólico da linguagem”, coordenado pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, e pretende descrever a constituição da criança na linguagem por meio da análise das construções metafóricas e metonímicas mobilizadas nas narrativas das crianças de três a seis anos de idade no contexto da pandemia.

O outro projeto, “Vozes da comunidade: entender para transformar”, coordenado pela professora Dra. Patrícia Valério, tem por objetivo ouvir a população do município em que as pesquisadoras atuam, com vistas a conhecer os motivos que impedem a continuidade dos estudos com vistas a atrair um público que está distante da escola e da universidade.

As propostas se desenvolvem ao longo de 24 meses, e os resultados alcançados contribuem para o avanço científico na área das Linguagens e para a popularização da ciência. Nesse sentido, o Programa de Pós-Graduação em Letras, nota 5 no conceito Capes, cumpre seu papel social na formação de professores e pesquisadores, mestres e doutores, os quais, por meio de suas pesquisas, consolidam a experiência científica e atuam na melhoria da sociedade. 

O PPGL encontra-se com edital de seleção aberto para mestrado e doutorado até o dia 28 de junho. As inscrições podem ser feitas AQUI.