Ensino

PPGL UPF retoma as atividades do Grupo de Português como Língua Adicional e de Acolhimento

24/08/2021

10:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Grupo de Trabalho e de Estudos (GTE) de Português como Língua Adicional e de Acolhimento existe desde 2019, iniciado a partir de uma demanda local. Com a participação de professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF e do curso de Letras, o grupo é coordenado pela professora Dra. Luciane Sturm. Retomando as atividades, a equipe informa que os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição, de forma gratuita, até o dia 26 de agosto. Acesse aqui.

Em 2020, o GTE foi ampliado e aberto à participação externa, vinculando-se, também, ao Projeto de Extensão Linguagens e Práticas Sociais. Além disso, estabeleceu-se uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Linguística da UnB, pela participação do Dr. Kleber A. Silva e estudantes daquela Instituição.

O objetivo geral do GTE é realizar conjuntamente estudos sobre português brasileiro nas perspectivas de língua adicional, de acolhimento, de herança, segunda língua, língua internacional, bem como implementar ações voltadas ao ensino e à aprendizagem do idioma. O Grupo articula professores, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como egressos desses cursos e demais interessados na temática.

O foco está nos estudos sobre abordagens críticas e/ou decoloniais de ensino de português, produção e análise de materiais didáticos; interculturalidade, tradução humanitária e mediação cultural, estando vinculado ao grupo de pesquisa Linguística e Ensino de Língua e ao projeto de pesquisa "O processo de ensino e de aprendizagem de língua - materna e adicional - em diferentes contextos educacionais" do PPGL. 
 
Os encontros serão sempre às terças-feiras, das 17h às 18h30min, pelo Google Meet. O primeiro já está agendado para o dia 31 de agosto.

Os demais serão nos dias 14 e 28 de setembro; 19 e 26 de outubro; 9 e 23 de novembro. Aqueles que participarem de, no mínimo 80% dos encontros, receberão certificado. Outras informações pelo e-mail lusturm@upf.br.