Universidade

IFCH abrange áreas diferenciadas e já formou mais de 11 mil profissionais

26/03/2019

18:11

Por: Assessoria de Imprensa

Unidade Acadêmica possui cursos com conceito 5 na Capes e no Guia do Estudante

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF) tem mais de seis décadas de história. A Unidade Acadêmica conta com dois cursos de graduação (Letras e História) estrelados com conceito máximo (5) na última edição do Guia do Estudante da editora Abril, e dois Programas de Pós-Graduação, Letras (PPGL) e História (PPGH), conceituados pela Capes com notas 5 e 4, respectivamente. Isso mostra a qualidade do ensino do IFCH, que já formou mais de 11,4 mil profissionais.

Atualmente, o IFCH conta com 842 alunos na graduação, 33 na pós-graduação lato sensu e 139 na pós-graduação stricto sensu. A Unidade tem sete cursos de graduação, sendo três cursos de graduação na modalidade de bacharelado (B): Filosofia, Psicologia e Secretariado Executivo e quatro na modalidade licenciatura (L): Filosofia, História, Letras - Português e Espanhol e Letras - Português e Inglês.

Diferenciais do IFCH
A qualidade do corpo docente é um dos diferenciais do IFCH. Dentre os 84 professores que atuam nos cinco cursos de graduação, nos dois programas de pós-graduação  e nas quatro áreas do conhecimento, 43 são doutores, 39 são mestres e 2 são especialistas. “Integram o corpo docente dos cursos de graduação, em sua maioria, doutores, com publicações científicas nas áreas de atuação e experiência na orientação de mestrado e, mesmo, doutorado”, destaca a diretora do IFCH, Dra. Patrícia da Silva Valério.

Os programas de pós-graduação em Letras (PPGL) e em História (PPGH) estão consolidados, com conceito Capes 5 e 4. Ambos são responsáveis pela formação de mestres e doutores na região e destacam-se pela excelência na formação de pesquisadores com inserção nacional e internacional. “A qualidade dos programas também é comprovada na produção acadêmica docente e discente, por meio da realização de intercâmbios docentes e discentes, pesquisas em parceria com outras intuições e seminários com palestras e conferências interdisciplinares”, observa Patrícia.

Os cursos de graduação em Letras e em História conquistaram conceito 5 no Guia do Estudante 2018. A tradição de ambos os cursos na UPF é um diferencial importante. O curso de Letras tem mais de 60 anos de atividade e o curso de História tem quase 50 anos. “Ainda que o Guia do Estudante seja uma pesquisa de opinião, é importante considerar que a avaliação é realizada por professores universitários em atividade, que examinam os cursos, basicamente, em três aspectos: projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. Em um momento delicado no cenário educacional do país, é bastante animador ver os cursos de graduação do IFCH entre os cursos de destaque da UPF”, ressalta a diretora.

Os demais cursos da Unidade – Filosofia (B) e (L), Psicologia e Secretariado Executivo – também são tradicionais e conceituados. O curso de Psicologia acolhe estudantes há 40 anos e conta com mais de 1,8 mil profissionais formados. O curso de Filosofia busca a excelência acadêmica, desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão, e o curso de Secretariado Executivo, em 24 anos de história, renovou-se, tornando seu currículo cada vez mais interdisciplinar e atendendo às necessidades do mercado de trabalho, que exige profissionais proativos e multifuncionais.

Outro diferencial do IFCH é a presença de quatro áreas do conhecimento: Área de Ética e Conhecimento, Área de Língua Portuguesa, Área de Línguas Estrangeiras e Área de Ciências Sociais. “Tais áreas estão presentes nos diversos cursos de graduação da UPF e são responsáveis pela formação humanista”, salienta Patrícia.

Expectativas 
A Unidade Acadêmica realizará uma série de atividades relevantes de ensino, pesquisa e extensão em 2019, que resultarão na excelência acadêmica dos cursos e da instituição. “Esperamos estreitar ainda mais os laços com a comunidade externa, através do desenvolvimento de diferentes ações, execução de projetos e estabelecimento de parcerias que contribuam para o atendimento das demandas sociais. Através da especificidade de nossos cursos, esperamos contribuir para a qualidade da educação e da saúde, para o desenvolvimento da nossa região”, assegura a diretora do IFCH.

Conheça mais sobre a Unidade Acadêmica e os cursos do IFCH no site: www.upf.br/ifch.