Pesquisa e Inovação

Encontro Sul Letras recebe trabalhos do PPGL

02/12/2019

10:30

Por: Assessoria de Imprensa

O Encontro aconteceu dos dias 26 a 29 de novembro, com o tema “concepção de multiletramento e sua transferência para o ensino de línguas e de literatura”

Um grupo de onze estudantes do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF) esteve discutindo os resultados de suas pesquisas no Encontro Sul Letras, na Feevale.  Realizado na última semana, o Sul Letras congrega os cursos e programas de pós-graduação em Linguística e Literatura da região Sul do Brasil, promovendo, assim, um debate sobre os atuais rumos dos estudos literários e linguísticos, e buscando excelência nas pesquisas da área. 
Paralelamente ao Sul Letras, também foi realizado o - Encontro Nacional de Língua e Literatura (Enalli), que focalizou os multiletramentos e o ensino de línguas e de literatura.

Dos onze estudantes da UPF presentes no evento, sete são orientandos do professor Dr. Ernani Cezar de Freitas nos cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado e apresentaram suas recentes pesquisas em dois simpósios: Cenografia e imagem de si em discursos midiáticos e A intolerância dos discursos nas mídias sociais: uma abordagem semiolinguística. O primeiro, conduzido pelo professor Ernani, integrou as pesquisas de doutorado de Maria Joana Chaise, Neuzer Bavaresco, Rita de Cássia Fumagali e Viviane Demétrio. No segundo, o pós-doutorando Luis Henrique Boaventura conduziu debates nos quais foram apresentados resultados de estudos desenvolvidos pela mestranda Briane Schimitt e pela doutoranda Keila Quadros.

As pesquisas dos estudantes são vinculadas às duas linhas de pesquisa nas quais o professor Ernani atua no PPGL/UPF: Constituição e interpretação do texto e do discurso e Leitura e formação do leitor.

Além dos orientandos ligados ao professor Ernani, também participaram do Sul Letras a doutoranda Renata Andreolla e a mestranda Sabrine Schneider, com comunicações ligadas à literatura, e a doutoranda Luciane Farina e a mestranda Cleonice Pletsch, apresentando trabalhos no âmbito linguístico.