Universidade

Em missão internacional, professora da UPF realiza palestras e workshops na Polônia

23/06/2022

13:21

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

UPF e Maria Curie-Sklodowska University in Lublin têm parceria há mais de 20 anos para realização de intercâmbios e formações

Representando o Programa de Pós-Graduação em Letras, a professora Dra. Luciane Sturm, realizou uma série de atividades e encontros na Maria Curie-Sklodowska University in Lublin (UMCS), na Polônia. Sturm, que também coordena a Assessoria Internacional da Universidade de Passo Fundo (UPF) ministrou palestras e workshops para os estudantes da graduação em Estudos Portugueses/Estudos Luso-Brasileiros na instituição polonesa.

A viagem fez parte do Erasmus +, programa que apoia e facilita a mobilidade acadêmica de estudantes e professores universitários pelo mundo inteiro. De acordo com a professora, o Programa de Pós-Graduação em Letras possui acordo de cooperação com a Maria Curie-Sklodowska University in Lublin, desde o início dos anos 2000, possibilitando que estudantes e professores do PPGL estudem naquela Instituição, da mesma forma, permitindo que a UPF receba professores e estudantes da Polônia, a partir desse acordo de colaboração. “Com a ampliação do acordo, já há algum tempo, estudantes de diferentes cursos da graduação UPF podem realizar mobilidade acadêmica na Instituição polonesa, permanecendo por um semestre no país do leste europeu”, pontuou.

Em suas atividades, Luciane Sturm abordou aspectos identitários, o contato entre as várias línguas e culturas do Rio Grande do Sul e a relação com a imigração polonesa na região. “A UMCS possui um Centro Camões para o ensino de língua portuguesa, sendo que muitos estudantes da Instituição se dedicam a estudar e falar o português de Portugal. Eles também estudam o português brasileiro, ministrado pela Dra. Natalia I. Klidzio, natural de Santo Ângelo, que trabalha na Polônia há muitos anos”, relata.

Na UMCS, Luciane foi recebida pela Dra. Barbara Hlibowicka-Weglarz, professora de português e, também diretora da Faculdade, equivalente ao curso de Letras da UPF. Durante sua estadia, teve contato também com os doutores Edyta Jabłonka , Lino d'Oliveira, Ricardo Rato Rodrigues e Anna Klepadło, todos envolvidos com o ensino de línguas. Além da parte acadêmica, a missão internacional envolveu visitas culturais e atividades de interculturais.

Aproveitando a oportunidade, a docente também apresentou a UPF e convidou os estudantes poloneses para realizar um intercâmbio na Instituição. Já pela coordenação da Assessoria Internacional, Luciane Sturm visitou a Universidade de Varsóvia, na capital polonesa e, esteve em Dublin, na Irlanda, onde foi recebida na Trinity College Dublin e na Griffith College. Lá, realizou tratativas para estabelecer acordos de cooperação entre essas Instituições e a UPF.