Ensino

UPF inscreve para Exame de Proficiência para fins de Intercâmbio

19/11/2020

17:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

A Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece diferentes possibilidades para que os estudantes realizem uma experiência internacional. Exemplo disso foi a implementação, neste ano, do Projeto de Intercâmbio Virtual (PIV). Em qualquer modalidade que o estudante pretenda participar, uma das exigências mínimas solicitadas por todas as instituições é o certificado de proficiência. Ou seja, o indivíduo que não domina um idioma estrangeiro, principalmente, o inglês, tem menos chances de concorrer em um edital ou convocatória internacional. 

Buscando facilitar a obtenção de um certificado dessa natureza, a UPF, por meio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), oferece o Exame de Proficiência para fins de Intercâmbio (EPFI). Neste semestre, serão oferecidos os exames de inglês e de espanhol. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de novembro, pelo link. A taxa tem o valor de R$ 120. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail aai@upf.br. O Exame será realizado presencialmente, no dia 25 de novembro, das 8h30min às 11h30min, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Campus I, prédio B4.

De acordo com a coordenadora da Assessoria Internacional, responsável pela prova, professora Dra. Luciane Sturm, existem muitos exames conhecidos que são aceitos para concorrer a bolsas internacionais e outros programas, como o TOELF, IELTS, Cambridge, DELE, entre outros. Por outro lado, ela pontua que as instituições parceiras, conveniadas à UPF, aceitam o certificado de proficiência da própria Instituição. “O Exame segue as orientações do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR), que é um padrão internacional utilizado para descrever habilidades linguísticas de um indivíduo com relação a um idioma diferente de sua língua materna. Na UPF, esse Exame avalia a proficiência de nível B1, equivalente ao intermediário, no CEFR, sendo recomendado para aqueles que já tenham estudado em torno de 375 horas do idioma”, explica.

Para Luciane, além de poder usar o certificado para participar de Editais de seleção interna para programas de intercâmbio da UPF, o certificado também é um diferencial no currículo acadêmico ou profissional. “Outro aspecto a considerar é que o Exame pode ser realizado agora e utilizado até dois ou três anos posteriores, dependendo do programa que irá se candidatar”, destaca.

Os detalhes sobre a estrutura do Exame podem ser acessados AQUI.