Pesquisa e Inovação

8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura inicia na UPF

06/10/2020

09:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e o curso de Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF) promovem, a partir desta terça-feira, 6 de outubro, o 8º Seminário Nacional e 2º Seminário Internacional de Língua e Literatura. O evento acontece até sexta-feira, dia 9, na modalidade on-line. A primeira atividade teve início nesta manhã, com a conferência de abertura ministrada pelo professor Dr. Leonardo Tonus, da Universidade de Sorbonne, com a mediação do professor da UPF, Dr. Miguel Rettenmaier.

O evento objetiva promover a pesquisa científica nas áreas de estudos linguísticos e literários, com enfoque nas atividades discursivas promovidas em redes simbólicas de ação e envolvidas nas complexas relações entre linguagem e mundo. A reflexão é fundamental de acordo com os organizadores, principalmente em um momento extremo da vida humana, quando o distanciamento coloca as sociedades tanto sob novas condições de existência, de contato e de comunicação, quanto sob a urgência de reavaliação de uma série de procedimentos humanos.

Tendo como tema “Conversas remotas”, os Seminários pretendem aproximar, via conversas remotas, os sujeitos envolvidos na complexidade dos estudos das linguagens. A programação contempla conferências internacionais, janelas de debates com pesquisadores do cenário nacional e internacional e simpósios temáticos com apresentação de trabalhos de pesquisas de professores, estudantes de pós-graduação e de graduação, bolsistas de Iniciação Científica, e pesquisadores que atuam na área de Letras ou em áreas afins. 

Mais de 750 pesquisadores estão inscritos em 38 simpósios nas noites do evento, compondo uma grande e complexa rede de pesquisa em torno dos temas do universo das linguagens. Para a coordenação, trata-se de um momento muito importante para acadêmicos da área que vivenciarão, nesta semana, um intenso debate pelos canais do YouTube, interagindo com pesquisadores do Brasil, México, Canadá, França e Itália.

A programação completa pode ser acessada AQUI e os detalhes do evento estão disponíveis no site www.upf.br/seminariolingualiteratura.