Pesquisa e Inovação

2º Colóquio Leituras de Émile Benveniste será realizado em agosto

10/07/2018

10:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

Atividade é organizada por meio de um Acordo de Cooperação entre a UPF e a UFRGS

A Universidade de Passo Fundo (UPF), por intermédio do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Instituto de Letras, com interveniência do Programa de Pós-Graduação em Letras, realizam o 2º Colóquio Leituras de Émile Benveniste. O evento acontece nos dias 9 e 10 de agosto, no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF, e, dentre os seus objetivos, visa criar um fórum de debates em torno da teoria da linguagem do autor, além de discutir textos de Benveniste com o intuito de impulsionar a investigação teórica no campo da linguística da enunciação.

A programação inicia na quinta-feira (9), com a abertura dos trabalhos sendo feita pela coordenadora do PPGL/UPF e do encontro, professora Dra. Claudia Toldo. Logo após, às 8h30min, ocorrem as apresentações e os debates dos pesquisadores da UPF e de outras instituições de ensino superior sobre os textos de Émile Benveniste, atividade que seguirá durante todo o dia. Na sexta-feira (10), as discussões também começarão pela manhã e serão finalizadas à tarde. A lista com os textos a serem abordados pode ser conferida aqui.

Sobre o Colóquio
A primeira edição do Colóquio Leituras de Émile Benveniste ocorreu na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Naquele momento, reuniram-se os pesquisadores durante dois dias para discutir a produção que se desenvolvia em torno do pensamento de Émile Benveniste. Na época, o Colóquio não contou com público externo e todos os participantes ali estavam, a convite, para expor suas ideias, para vê-las debatidas e para ouvir o que os demais tinham a dizer a respeito da obra do linguista. Foram abordados aspectos epistemológicos da teoria da enunciação de Benveniste, suas relações com outras áreas de estudo, além de aspectos metodológicos do campo da enunciação.

Para este 2º Colóquio, a ideia é manter a mesma estrutura de funcionamento do anterior, com um pequeno grupo de especialistas reunidos para o debate. No entanto, agora, o  debate é aberto à comunidade de alunos de Programas de Pós-Graduação, na condição de assistência ao evento.

Mais informações estão disponíveis no site www.upf.br/ppgl/eventos.