Pesquisa e Inovação

UPF inscreve para cursos de mestrados e doutorados

29/05/2019

15:15

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação, História, Projeto e Processos de Fabricação, Envelhecimento Humano e Ciências Ambientais estão com processos seletivos abertos

Manter-se atualizado e buscar novas possibilidades são diferenciais exigidos pelo mercado de trabalho a todos os profissionais, nas mais variadas áreas. Pensando nisso, a Universidade de Passo Fundo (UPF) conta, além dos cursos de graduação, com oportunidades de especialização, mestrados e doutorados. Neste momento, estão abertas as inscrições para os Programas de Pós-Graduação em Bioexperimentação (mestrado e doutorado), Ciências Ambientais (mestrado), Envelhecimento Humano (mestrado e doutorado), História (mestrado e doutorado) e Projeto e Processos de Fabricação (mestrado).

Mestrado e doutorado em Bioexperimentação
O Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) tem caráter interdisciplinar e permite que egressos de diversas áreas do conhecimento exercitem a experimentação científica em conformidade com as linhas de pesquisa do programa. A bioexperimentação possibilita o desenvolvimento de pesquisas sob orientação e critérios científicos, e a qualificação de atividades vinculadas à docência, à pesquisa, à prestação de serviços ou ao setor produtivo.

O curso busca, também, profissionais já inseridos no mercado de trabalho e que sentem a necessidade de compreender melhor os fenômenos biológicos inerentes ao seu trabalho e que lhe permitam, dessa forma, tomar decisões baseadas em estudos e evidências cientificamente comprovadas pela experimentação. 

Os detalhes sobre o processo seletivo podem ser acessados no site www.upf.br/ppgbioexperimentacao/ingresso. O prazo para inscrições é 31 de maio.

Mestrado em Ciências Ambientais
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) é um programa que forma recursos humanos na área de Ciências Ambientais, com diversificado corpo docente, ampla infraestrutura e proposta curricular inovadora. A interdisciplinaridade é o foco principal deste curso, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática das linhas de pesquisa.

Saiba mais sobre os diferenciais e as informações sobre o processo seletivo no site www.upf.br/ppgciamb/ingresso. O prazo para inscrições é 31 de maio.

Mestrado e doutorado em Envelhecimento Humano
O envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. 

Em termos de Brasil, as projeções demográficas apontam para um crescimento elevado do contingente de idosos, serão milhões de brasileiros vivendo mais tempo. Por outro lado, a certeza da continuação nos ganhos em anos vividos é acompanhada por uma incerteza das condições de vida e saúde que experimentarão os cidadãos longevos. Por isso, o objetivo do Programa é formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

Informações e inscrições no site www.upf.br/ppgeh/ingresso. O prazo para inscrições é 31 de maio.

Mestrado e doutorado em História
O PPGH mantém, em todas as suas iniciativas, o compromisso em formar profissionais de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de História e com o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão e de outras atividades.

Tem como área de concentração História, Região e Fronteiras e conta com estabilizada posição de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, com inserção nacional e internacional.

As inscrições estão abertas até 7 de junho e podem ser feitas acessando o site www.upf.br/ppgh/ingresso.

Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação
O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) objetiva contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional por meio da formação de mestres com orientação profissional para a indústria, além do desenvolvimento de estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação, com foco na capacitação técnico-científica para alunos das engenharias e áreas afins.

O curso de mestrado destina-se a profissionais das áreas de Engenharia Mecânica e áreas afins. O perfil profissional a ser formado terá conhecimento e domínio dos principais aspectos inerentes às várias fases envolvidas em um projeto mecânico e dos processos de fabricação de máquinas e equipamentos.

Saiba mais acessando www.upf.br/ppgppf/ingresso. As inscrições podem ser feitas até 31 de maio.