Geral

“Teixeirinha: 60 anos de sucesso” foi tema do projeto Arquivos em Foco

18/09/2019

16:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O assunto da terceira edição do projeto Arquivos em Foco, promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR-PPGH/UPF) e pelo Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), foi o cantor Vitor Mateus Teixeira, conhecido nacionalmente como Teixeirinha. A atividade ocorreu na noite de terça-feira, 17 de setembro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Passo Fundo (IFCH/UPF). 

O convidado desta edição, professor Me. Francisco Alcides Cougo Junior, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), discorreu sobre suas pesquisas em busca de fontes de pesquisa acerca da vida e obra do cantor, compositor, produtor e ator Teixeirinha, bem como de dados que ajudam a explicar seu sucesso em vida, assim como ressignificações de sua obra e perfil artístico após a morte.  O tema foi tratado por Cougo Junior em sua dissertação de mestrado, intitulada “Canta meu povo: uma interpretação histórica sobre a produção musical de Teixeirinha (1959-1985)” (UFRGS, 2010), que abordou a produção musical de Vitor Mateus Teixeira (1927-1985) em seus mais de vinte anos de produção.  

Francisco Cougo Junior é professor do curso de Arquivologia da UFSM. É licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestre em História, especialista em Ética e Educação em Direitos Humanos e bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente, é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É também um dos coordenadores do Programa de Aperfeiçoamento, Pesquisa e Estudos em Arquivos (Papearq).