Pesquisa e Inovação

Seminário sobre História e Catolicismo no Mundo está com inscrições abertas

28/09/2020

10:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

I Seminário da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, vinculada ao PPGH/UPF acontece em novembro e contará com a participação de palestrantes internacionais

A Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC), ligada ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), promove, de 3 a 5 de novembro, o I Seminário da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC). O evento ocorre de forma on-line em Espanhol e em Português.

O Seminário é um espaço de socialização e diálogo entre pesquisadores da RHC com o público em geral e visa aprofundar debates temáticos voltados ao estudo e compreensão dos catolicismos em sua diversidade contemporânea. A programação reúne discussões sobre diversos temas, dentre eles, na terça-feira (3/11), das 8h às 9h45min, o professor Dr. Martin Omar Castro - CONICET- Instituto de Historia Argentina y Americana “Dr. E. Ravignani”/Universidad Nacional de Tres de Febrero (UNTREF) - abordará a temática "Católicos y la política moderna en la primera mitad del siglo XX".

Além dele, o Seminário ainda terá as participações do  Dr. Benjamin Arthur Cowan (Universidade de Califórnia em San Diego - UCSD); do Dr. José Antônio Zanca - Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas - Universidad de San Andrés (UDESA); do Dr. Marcos Fernandes Labbé - Universidad Alberto Hurtado (UAH); da  Dra. Renata Agnieszka Siuda-Ambroziak - Universidade de Varsóvia, Polônia, Instituto de Americas e Europa, Centro de Estudos Latino-Americanos; e da Dra. Susana Monreal - Universidad Católica del Uruguay (UCU).

Confira as demais atividades neste link.

Como participar
As inscrições para ouvintes podem ser realizadas AQUI até o dia 25 de outubro. O custo é de R$ 30,00.

Haverá certificação para quem participar de 75% das atividades. Mais informações sobre o Seminário estão disponíveis neste site.

RHC
A Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC) foi formada em 2015, após debates prévios iniciados entre seus fundadores, os historiadores Cândido Rodrigues (UFMT), Gizele Zanotto (UPF), Renato Amado Peixoto (UFRN) e Rodrigo Coppe Caldeira (PUC-Minas). A RHC é uma rede de pesquisadores com perfil interinstitucional e internacional e, desde sua formalização, tem promovido atividades acadêmicas, como simpósios temáticos em eventos, publicações coletivas, dossiês temáticos em revistas qualificadas, e interação e socialização de resultados de pesquisas de membros e associados.

A RHC está inserida na estrutura do Núcleo de Estudos de Memória e Cultura (NEMEC) do PPGH/UPF. Outros detalhes podem ser encontrados AQUI.
 
Serviço
O quê: I Seminário da Rede de Pesquisa História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC)
Quando: de 3 a 5 de novembro
Local: On-line (o link do evento será enviado posteriormente aos inscritos)
Inscrições: até 25 de outubro, neste link
Investimento: R$ 30,00