Pesquisa e Inovação

Seminário debate “Negacionismos e revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça”

22/08/2019

16:04

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Talita Trombetta/Nexjor UPF

Evento segue até sexta-feira

O curso de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) promovem, nesta semana, o seminário “Negacionismos e revisionismos: o conhecimento histórico sob ameaça”. A atividade teve início nessa quarta-feira, dia 21 de agosto, e segue até sexta, 23.

A primeira noite debateu as temáticas principais do evento: Negacionismos e revisionismos como desafios ao conhecimento histórico, com a professora Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel, e Negacionismo e escravidão, com o professor Dr. Mario Maestri. A proposta do evento é realizar uma reflexão acadêmica, com as naturais implicações de ordem ideológica, visando trocar reflexões e experiências sobre como os historiadores profissionais brasileiros devem tratar esse novo fenômeno que dividiu o país com diferentes posicionamentos. 

O evento é aberto ao público em geral, especialmente a estudantes e professores de História e áreas afins das redes pública e privada de ensino.A programação ocorre no Centro de Educação em Tecnologia (CET), Campus I da UPF.

Confira a programação dos próximos dias: 

Quinta-feira - 22/08 - 19h30min

- Mesa 2: Negacionismo e holocausto - Dr. Adelar Heinsfeld e Dr. Felipe Cittolin Abal
- Mesa 3: Negacionismos no campo da história rural - Dr. João Carlos Tedesco e Dra. Ironita P. Machado

Sexta-feira - 23/08 - 19h30min
- Mesa 4: Negacionismos e história indígena - Dr. Tau Golin
- Mesa 5: Negacionismos das ditaduras militares na América do Sul - Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel e Dr. Alessandro Batistella