Geral

Quarta edição do projeto Arquivos em Foco realiza visitas técnicas em Santa Maria

17/12/2019

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A quarta edição do projeto Arquivos em Foco, promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR) e Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), foi realizada no dia 16 de dezembro. Nesta edição, membros das equipes do Arquivo e Instituto, bem como estudantes de graduação e pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF), viajaram para Santa Maria/RS com o objetivo de realizar visitas técnicas a espaços e projetos afins com as atividades desenvolvidas em Passo Fundo.

O grupo conheceu as áreas de aprendizagem do curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como seu Laboratório de Paleografia, e foi recebido pelo coordenador do curso, professor Danilo Ribas Barbiero, e pela professora Fernanda Kieling Pedrazzi. A visita também contemplou o laboratório de restauro, onde os participantes conheceram os projetos de extensão e pesquisas desenvolvidos pelos professores. O Laboratório de Fotografia foi o local de aprendizagem sobre procedimentos vinculados à reprodução de documentos. O contato prévio também foi realizado com o arquivista e professor Francisco Cougo Jr., que participou do projeto Arquivos em Foco em Passo Fundo, discutindo a obra e acervos para o estudo do cantor Teixeirinha.

A equipe de Passo Fundo também realizou visitação guiada no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. A articulação dessa proposta vincula-se ao Projeto Museu a Céu Aberto, realizado pelo AHR e pelo IHPF.

Além disso, por intermediação do doutorando do PPGH/UPF, arquivista Janilton Nunes Fernandes, a visita técnica foi realizada no Arquivo Histórico Municipal. A funcionária e arquivista Daniéle Calil apresentou o espaço e a organização dos acervos documentais sob a guarda da Instituição.