Notícias UPF

Professora do PPGH participa de evento na Amazônia

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação

A professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) Dra. Gizele Zanotto participou do II Simpósio Norte da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR), realizado entre os dias 22 e 25 de outubro, em Santarém/PA. O evento foi promovido pelo Departamento de História da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Regional Norte da ABHR. A programação contou com grupos de trabalho, oficinas, apresentações culturais, mesas redondas e conferências.

A professora do PPGH/UPF participou da mesa redonda intitulada "Novas epistemologias e desafios no estudo das religiões", juntamente com os professores Marilina C. Oliveira Bessa Serra Pinto (UFAM) e Agenor Sarraf (UFPA). Durante a mesa, foram ponderadas as questões que tornam possível o aprofundamento dos estudos sobre o crer em seus aspectos metodológicos e empíricos.  

A professora Gizele discorreu sobre o proceder do historiador ante o estudo das religiões, tratando de algumas questões norteadoras da renovação epistemológica, não deixando de lado abordagens conceituais concernentes a elas. Partindo do campo historiográfico, apresentou um balanço – parcial mas indicativo de sua dinâmica – de propostas em voga nas pesquisas e também de temas ainda prementes para os estudos sobre as religiões no métier do historiador, considerando os âmbitos éticos, léxicos, procedimentais e teórico-metodológicos.