Pesquisa e Inovação

Parcerias internacionais impulsionam a qualidade do PPGH

14/11/2018

09:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Em 2017, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) registrou a saída de cinco doutorandos no âmbito do Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes.  Entre os destinos, estão Chile, Estados Unidos, Polônia e Portugal e renomadas instituições. O trânsito discente no exterior constituiu mais um aporte no processo de internacionalização do Programa. As bancas de defesa desses doutorandos, iniciadas em outubro, tiveram participação dos orientadores que os receberam nas instituições estrangeiras.

Na Universidade de Coimbra (Portugal), o doutorando Túlio Augusto Paz e Albuquerque  desenvolveu a tese “Entre campos – O intercâmbio espírita Brasil-Portugal e a (re)construção de movimento espírita português (1940-1980)”, defendida no dia 26 de outubro. Sua orientadora no PPGH foi a professora Dra. Gizele Zanotto, e o professor Dr. Vitor Parreira Neto foi seu co-orientador, em Portugal.

Já no Instytut Archeologii, da Polônia esteve construindo sua pesquisa o doutorando Fabrício José Nazzari Vicroski. Com o título “Índios, jesuítas e bandeirantes no Alto Jacuí: implicações históricas e geopolíticas da redução de Santa Teresa del Curiti”, Vicroski fez sua defesa no dia 5 de novembro. Seu orientador no PPGH foi o professor Dr. Luiz Carlos Tau Golin e, no exterior, o professor Dr. Józef Szykulski.

Nos dias 27 e 28 de novembro, o PPGH segue com o cronograma de bancas de defesas. Entre elas, o doutorando Eduardo Ramón Palermo López, pesquisador uruguaio que fez o mestrado em História com a Bolsa Mercosul no Programa da UPF e retornou para cursar o doutorado. Atualmente, López é diretor do Museo del Patrimonio Regional da Prefeitura de Rivera, Uruguay, coordenador geral do Centro de Documentacion Historica del Rio de la Plata y Brasil, editor da revista Academica digital Estudios Históricos e professor no Centro Regional de Profesores del Norte, em Rivera. 

O cronograma com as bancas de defesas do curso de Mestrado e Doutorado em História, pode ser consultado no site https://www.upf.br/ppgh/, no link Eventos.