Pesquisa e Inovação

Oficina sobre elaboração de currículo Lattes é realizada na UPF

11/10/2019

16:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Divisão de Pesquisa da Universidade de Passo Fundo (UPF) iniciou um processo de formação continuada dos bolsistas de iniciação científica Fapergs/CNPq/UPF. Nesse sentido, na quinta-feira, 10 de outubro, foi realizada uma oficina sobre elaboração de currículo Lattes com a doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) Jenifer de Brum Palmeiras. A atividade teve a presença de 81 acadêmicos dos cursos de graduação da Instituição.

Para Jenifer, o início da carreira acadêmica é bastante parecido com o primeiro passo para uma seleção profissional. “É preciso apresentar um currículo. E o ensino superior tem uma plataforma própria para isso, o Lattes. Todo o professor universitário tem um, e todo estudante envolvido em pesquisas também. No currículo Lattes, é possível verificar a formação e a produção acadêmica de um pesquisador, além de sua experiência profissional, prêmios, idiomas falados, entre outros elementos. E, para o acadêmico que está recém entrando ou saindo da faculdade, organizar esse currículo gera certa ansiedade, porque muitos não entendem o que deve ser mencionado no documento. Ter o Lattes é exigência para participar de bolsas, como as do CNPq. Qualquer pessoa que deseja iniciar a vida na pesquisa acadêmica deve entrar nessa plataforma”, comentou.

A próxima oficina de formação para os bolsistas de iniciação cientifica será no dia 18 de novembro e abordará o tema redação científica para trabalhos acadêmicos. Ela será ministrada pela professora Dra. Marlete Sandra Diedrich, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UPF.