Ensino

Obra produzida com o apoio da UPF está disponível para download

22/04/2020

14:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Livro “Breve contextualização arqueológica e etnohistórica de Porto Alegre e região” apresenta pesquisa sobre os povos que habitaram a região metropolitana

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) disponibiliza para download a publicação intitulada “Breve contextualização arqueológica e etnohistórica de Porto Alegre e região”. O livro organizado pelo arqueólogo Dr. Fabricio J. Nazzari Vicroski (PPGH/UPF), apresenta uma sistematização das pesquisas acompanhada de uma contextualização acerca dos diferentes povos que habitaram a atual região metropolitana de Porto Alegre.

O objetivo da publicação é de promover a extroversão do conhecimento arqueológico e etnohistórico produzido no âmbito de projetos de pesquisa arqueológica. Parte da pesquisa foi desenvolvida pela empresa Sírius Estudos e Projetos Científicos Ltda com o apoio institucional do Núcleo de Pré-História e Arqueologia vinculado ao PPGH da UPF.

O horizonte cronológico abarca os primórdios da ocupação humana no período pré-colonial, perpassando também pela colonização histórica. A abordagem da obra, privilegia as populações indígenas e afrodescendentes. O recorte étnico é justificado pelo autor pela natureza e resultados das pesquisas, mas também pela recorrente marginalização ou invisibilidade desses grupos que ainda hoje permeia o imaginário coletivo e a produção historiográfica.

Como uma obra de divulgação científica, a publicação eventualmente pode ser utilizada como material de apoio para professores e estudantes, preenchendo em parte as lacunas dos livros didáticos. A publicação pode servir ainda, como fonte de consulta para arqueólogos e pesquisadores que desenvolvem estudos na região. Conforme o PPGH, a sua impressão, reprodução digital (parcial ou total) é totalmente permitida e estimulada, sendo desnecessária a obtenção de autorização prévia do autor, desde que citada a fonte.

Acesse AQUI para download da obra.