Cultura

"Museu a Céu Aberto" é contemplado no edital Viva Passo Fundo

01/09/2020

10:58

Por: Assessoria de Imprensa

O Projeto Museu a Céu Aberto, promovido pelo Arquivo Histórico Regional (AHR-PPGH/UPF) e Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF), foi um dos contemplados com o edital Viva Passo Fundo 2020 da Prefeitura de Passo Fundo. A iniciativa apoia ações culturais em âmbito digital e virtual. O projeto foi selecionado com a proposta “Culturas, histórias e patrimônios no Cemitério Vera Cruz”. 

A execução será feita no dia 4 de setembro, a partir das 19h30min, via página do Projeto no Facebook (@museuaceuaberto). A Live terá como foco uma discussão sobre o Cemitério Vera Cruz, que é um espaço cultural e histórico, e como um Museu a Céu Aberto é passível de potencializar a compreensão da cidade e de mobilizar também esse espaço como elemento de uma cidade educadora. Pretende-se estimular a percepção do olhar da comunidade sobre o Cemitério, identificando-o como um lócus de aprendizado histórico e cultural, por meio da educação patrimonial. 

Constituindo-se como “espaços de memória”, os cemitérios, podem ser considerados verdadeiros museus a céu aberto, pois remetem às questões históricas, sociais, econômicas e culturais das comunidades, bem como a memórias, crenças, saberes, práticas; constituindo-se, desta forma, como bem material e imaterial, e, portanto, como patrimônio cultural. 

A iniciativa integra ações realizadas pela equipe do AHR/PPGH e IHPF, desde 2013, em trabalhar com a instrumentalização teórico-metodológica acerca das questões do patrimônio, memória e identidade, considerando a importância dessas temáticas para a compreensão, reflexão e ação acerca da história local e regional, tendo como vetor o Cemitério Vera Cruz.