Geral

Livro História e Historiografia Sul-Rio-Grandense é lançado em Porto Alegre

18/12/2019

14:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professor do PPGH/UPF, Dr. Fabrício A. A. Soares, é um dos organizadores da obra

O lançamento do livro História e Historiografia Sul-Rio-Grandense ocorreu no dia 13 de dezembro, em Porto Alegre, no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS). O livro conta com a organização do professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), Dr. Fabrício A. A. Soares, e do professor do IHGRGS, Jefferson Teles Martins, além de contar com mais seis colaboradores. 

No lançamento, os organizadores fizeram uma apresentação do livro e a professora da UFRGS e prefaciadora da obra, Mara Cristina de Matos Rodrigues, palestrou sobre a história da historiografia no Rio Grande de Sul e sobre como ela se construiu nos cursos de História sulinos, em disciplina. Além disso, falou sobre como o livro representa uma nova etapa no campo da história da historiografia sul-rio-grandense. 

Os autores do livro ainda fizeram uma pequena síntese do seu capítulo e o presidente do IHGRGS, Miguel Frederico do Espírito Santo, fez o discurso de encerramento, no qual analisou as diferentes gerações da historiografia gaúcha e suas transições. 

Os demais colaboradores do livro são: Luciana Fernandes Boeira, Juliano Francesco Antoniolli, Cássia Daiane Macedo da Silveira, Jaisson Oliveira da Silva, Gabriela Correa da Silva e Neandro Vieira Thesing.