Pesquisa e Inovação

II Seminário da Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo ocorre em fevereiro

06/12/2021

08:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Atividade recebe o apoio do PPGH/UPF

A Rede de Pesquisa Interinstitucional e Internacional História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RHC), com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), promove o II Seminário da Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. O evento será realizado de forma on-line, de 22 a 24 de fevereiro de 2022.

Caracterizado como um espaço de socialização e diálogo entre pesquisadores da RHC com o público em geral, visando a disseminação de ideias e o aprofundamento de debates temáticos voltados ao estudo e a compreensão dos catolicismos em sua diversidade, o Seminário conta com exposição oral dos convidados e diálogo com os participantes. As atividades terão transmissão do Youtube e do Facebook, com interação da plataforma StreamYard, que dará suporte à interação virtual.

Programação
22/02 (terça-feira)
14h às 16h: Le premier concile oecuménique du Vatican: histoire, documents et réception/O  primeiro concílio ecumênico do Vaticano: história, documentos e recepção, com o professor Dr. Philippe Roy-Lysencourt - Université Laval (Canadá).

16h10min às 18h10min: Devoções e santidade em torno das aparições marianas: uma construção dos eclesiásticos e intelectuais católicos, com o professor Dr. Carlos André Silva de Moura - Universidade de Pernambuco (UPE).

18h15min às 19h: Lançamento de livros.

23/02 (quarta-feira)
14h às 16h: A Questão de São Cristóvão e os impasses da restauração franciscana no Brasil, com o Dr. Magno Francisco de Jesus Santos - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

16h10min às 18h10min: A Igreja Católica e as greves dos canavieiros em Pernambuco (1979 - 1985), com o Dr. Antônio Torres Montenegro - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

18h15min às 19h: Lançamento de livros.

24/02 (quinta-feira)
14h às 16h: Imprensa católica na Primeira República, uma perspectiva da História Social das Religiões, com a Dra. Irinéia Maria Franco dos Santos - Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

16h10min às 18h10min: Religión, política y Teología indecente. A propósito de la polémica por la ópera Theodora y la obra de Marcella Althaus-Reid, com a Dra. Claudia Fernanda Touris - UBA – UNLU (Argentina).

18h15min às 19h: Lançamento de livros.

Como participar
O evento é destinado para todos que tiverem interesse na temática. A inscrição pode ser feita AQUI até 21 de fevereiro. O custo é de R$ 30,00. Mais detalhes estão disponíveis neste link.

A RHC
A Rede de Pesquisa Interinstitucional e Internacional História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo (RCH) foi formada em 2015, após debates prévios iniciados entre seus fundadores, os historiadores Cândido Rodrigues, Gizele Zanotto, Renato Amado Peixoto e Rodrigo Coppe Caldeira. A RHC é uma rede de pesquisadores com perfil interinstitucional e internacional e desde sua formalização tem promovido atividades acadêmicas, como simpósios temáticos em eventos, publicações coletivas, dossiês temáticos em revistas qualificadas, e interação e socialização de resultados de pesquisas de membros e associados.

Outras informações podem ser conferidas AQUI.