Pesquisa e Inovação

Encontro Discente de Pós-Graduação em História debate a pesquisa no pós-pandemia

23/11/2022

15:55

Por: Assessoria de Imprensa

O II Encontro Discente de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF) teve início nesta quarta-feira, 23 de novembro, de forma on-line. Com o tema “O papel da pesquisa histórica no mundo pós-pandêmico: desafios e incertezas”, o evento é o segundo não só da pós-graduação em História, como o segundo organizado pela única Associação de Pós-Graduandos na área da Instituição, já consolidada há 20 anos e que edita e publica a revista discente da Universidade, chamada Semina.

No Encontro, as atividades são estratégicas, enfatizando os 3 pilares da UPF, que são ensino, pesquisa e extensão, com a V Mostra de Pesquisa da Graduação e Pós-Graduação em História. Já o III Seminário de Formação Continuada em História, que também integra a programação, terá 12 simpósios temáticos, 3 conferências, 3 mesas temáticas e 9 minicursos.

Todas as ações podem ser conferidas no site do evento. As inscrições para ouvintes e minicursos podem ser realizadas até esta quarta (23), neste link. O Encontro segue até sexta-feira (25).

PPGH: excelência na formação de pesquisadores
A Associação de Pós-Graduandos em História é ligada ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF, que destaca estudantes e egressos, sendo o primeiro Programa do interior do Rio Grande do Sul. Em suas duas décadas, foram titulados mais 330 mestres e 20 doutores espalhados pelo Brasil e Conesul. O PPGH está consolidado como um polo de excelência na formação de pesquisadores, com a responsabilidade que alunos pesquisadores possuem frente à sociedade, em tempos em que a história é negada, sendo fundamental que eles tenham consciência de seu papel.

O PPGH ainda tem o papel de colocar profissionalmente na sociedade em 360º os seus estudantes, ou seja, eles estão inseridos desde a Educação Básica à Superior, atuando em diversos cargos e exercendo a função de disseminadores do conhecimento para que possam ir além do que é aprendido e produzido dentro da academia.