Pesquisa e Inovação

Educação patrimonial em bibliotecas é tema de aula aberta

06/10/2021

13:48

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A próxima aula aberta da Rede de Pesquisa em Acervos e Patrimônio Cultural (REPAC) abordará o tema “A educação patrimonial em bibliotecas: será que já exploramos todos os aspectos?”. A atividade acontece de forma on-line na próxima segunda-feira (11), com participação do professor Dr. Fabiano Cataldo de Azevedo, que é docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A transmissão inicia às 19h30min, pelo canal do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF) no Youtube e também pelo Facebook do Programa.

Sobre o convidado 
Fabiano Cataldo é doutor em História (UERJ), mestre em Memória Social (UNIRIO) e bacharel em Biblioteconomia (UNIRIO). Professor adjunto do Departamento de Documentação e Informação do Instituto de Ciência da Informação da UFBA, é líder do Grupo de Pesquisa e Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental, além de docente efetivo do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia (PPACT/MAST), onde leciona a disciplina Formação e Gestão de Coleções Especiais.

Participa como convidado do Consortium of European Research Libraries (CERL) na qualidade de consultor para América do Sul. É membro do conselho editorial da Memória e Arte. Coordena o Grupo de Pesquisa Estudos sobre Patrimônio Bibliográfico e Documental e é pesquisador do Grupo de Pesquisa em Cultura, Informação, Memória e Patrimônio (GECIMP) e Difusão do Conhecimento e Apropriação de Saberes: Acesso e uso da Informação na Sociedade (DIFUSAS).

De julho de 2009 a janeiro de 2021, atuou como docente na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde lecionou na graduação as disciplinas Políticas de Preservação em Acervos Bibliográficos; História do Livro e das Bibliotecas I e II e Economia do Livro: editores e livreiros no Rio de Janeiro. Em duas gestões, atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Biblioteconomia. Integrou o comitê executivo do Rare Books and Special Collection Section da IFLA (2014-2019). Foi membro do Cultural Heritage Programme Advisory Committee (2016-2019). Já publicou livros e capítulos de livros, organizou três dossiês temáticos de periódicos sobre História das Bibliotecas, Patrimônio Bibliográfico e Documental e Conservação Preventiva em Bibliotecas.

Ainda, por duas vezes, foi contemplado com a bolsa do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Biblioteca Nacional. Dedica-se a pesquisas sobre Coleções Especiais; Patrimônio Bibliográfico e Documental; Conservação Preventiva em Bibliotecas; História do Livro Impresso e das Bibliotecas entre os séculos XVI e XIX; e Bibliografia Material.