Geral

Documentos de convênio com a Justiça Federal foram digitalizados

06/11/2017

18:53

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Os documentos do convênio celebrado entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e Justiça Federal de Passo Fundo, vigente desde 2013 e renovado em maio de 2016, foram digitalizados. Os dados sistematizados serão disponibilizados no site do Arquivo Histórico Regional (AHR) a partir do ano de 2018. A transferência dos documentos ocorreu no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) nesta segunda-feira, 6 de novembro. O descarte final será realizado pela empresa Cootraempo, cooperativa que faz a coleta seletiva, procurando preservar o meio ambiente na cidade de Passo Fundo.

Trabalho embasou dissertações, teses e TCCs
O salvamento das informações contidas nessa documentação possibilitou a pesquisa que embasou a dissertação de mestrado intitulada “Função Social da Propriedade da Terra no Processo de Desapropriação da Fazenda Annoni (1972-1993)”, de Simone Lopes Dickel; da dissertação, em andamento, intitulada “Desapropriar e Assentar: um direito ou/é Reforma Agrária - Rio Grande do Sul  1960-2009”, de Caroline da Silva; da tese, em andamento, intitulada “Relações de Poder Acerca da Propriedade no Processo de Construção da Usina Hidrelétrica de Machadinho (1980-2010)”, de Fábio  Roberto Krzysczak; e dos Trabalhos de Conclusão de Curso, em andamento:  “Práticas Políticas-Jurídicas e Econômicas de ocupação da Fazenda Canta Galo Santa Bárbara do Sul- RS (1990)”, de Bruna Bueno Eitelvein; "Resisto Logo existo: as desapropriações de terra por interesse social para quilombolas no Rio Grande do Sul - Anos 2000”, de Áxsel Batistella de Oliveira.


A representante da Justiça Federal, que é coordenadora do Grupo de Gestão Documental - Subseção Judiciária de Passo Fundo, Juliana Rossato da Cruz, e a coordenadora do projeto, professora Ironita Policarpo Machado, realizaram a transferência