Cultura

Dia do Patrimônio terá mostra virtual na UPF

31/07/2020

17:09

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Dia do Patrimônio, celebrado em 17 de agosto, terá como atividade promovida pela Universidade de Passo Fundo (UPF), a exposição virtual "Eu não toco, mas eu sinto”: uma cartografia do patrimônio cultural imaterial de Passo Fundo”. A exposição que inaugura na próxima segunda-feira, dia 3 de agosto, integra o calendário estadual do Dia do Patrimônio, voltado ao tema “Narrativas abrangentes: memórias e identidades”. Além disso, a exposição também integra o calendário municipal da Secretaria de Cultura, que tem como objetivo dar maior visibilidade aos bens culturais dos passo-fundenses, em especial, aos bens denominados intangíveis que constituem elementos de memória, identidade, história e apreço a grupos da sociedade local.

A exposição tem como base o Mapeamento do Patrimônio Imaterial de Passo Fundo produzido por estudantes e profissionais empenhados em compreender e valorizar a cultura local. “Para além da divulgação, esperamos que esta mostra gere movimentos de ampliação desse mapeamento, bem como conforme medidas protetivas desses bens como elementos integrantes da cidadania cultural referendada aos brasileiros na constituição de 1988 mas ainda incipiente em termos de ação protetiva. Além da exposição, as peças gráficas podem servir como instrumento pedagógico para professores, agentes culturais e demais interessados”, explicou a produtora da exposição, professora Dra. Gisele Zanotto.

A exposição é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), do curso de História da UPF, do Arquivo Histórico Regional (AHR-PPGH/UPF) e do Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF).

A exposição poderá ser conferida no link https://www.upf.br/ahr/acoes-e-projetos/patrimonio-cultural-imaterial e ficará disponível de modo permanente aos interessados.