De jogos eletrônicos à gestão da sala de aula: diálogos interdisciplinares são destaques em minicursos de evento
29/10/2020
10:12
Por: Assessoria de Imprensa
I Encontro Discente de Pós-graduação em História (EDPH) ocorre de 9 a 11 de novembro, de forma on-line
A temática dos minicursos do I Encontro Discente de Pós-graduação em História (EDPH) demonstram na prática a inserção e o tratamento das tecnologias digitais no ambiente educativo. São seis minicursos que abordam desde jogos eletrônicos à gestão da sala de aula. O Encontro ocorre de 9 a 11 de novembro, de forma on-line. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas AQUI.
Em sua primeira edição, o evento vai trabalhar a partir da temática “Humanidades Digitais e os diálogos interdisciplinares no ensino, pesquisa e extensão em História”. A intenção é ampliar as discussões sobre as Humanidades Digitais, os métodos de fazer e ensinar História e a maneira como a História relaciona-se e dialoga com outras disciplinas. Para os organizadores, a proposta vem ao encontro do atual momento histórico, tendo ainda em vista o atual contexto de desvalorização das Ciências Humanas nas políticas educacionais brasileiras em curso.
O evento reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área da História para debater e refletir sobre estudos, artigos e os desafios da sociedade. O Encontro é promovido pela Associação dos Pós-Graduandos em História do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF. As inscrições podem ser feitas até 3 de novembro para comunicadores e até 6 de novembro para ouvintes e cursistas.
Confira as temáticas dos minicursos:
- Jogos eletrônicos e suas potencialidades: sala de aula como campo de alteridade
O objetivo é enfatizar o cotidiano do aluno e sua possível ligação com os jogos eletrônicos no seu tempo extra-classe, pensar os jogos eletrônicos como forma de ensinar tanto a disciplina de História quanto estimular o pensamento crítico dos estudantes, e usar de alguns exemplos para dar imagem as possibilidades.
- Desenvolvimento de jogos narrativos de forma descomplicada
Será abordado o que são narrativas multiformes, jogos narrativos, adventure, point and click, introdução ao Twine e lógica de desenvolvimento e criação de um jogo narrativo.
- O uso do cinema e da literatura como fontes para a pesquisa histórica
O objetivo principal é tecer de forma interdisciplinar as relações entre cinema, literatura e história. Pensando o cinema e a literatura como fontes históricas e aplicando metodologias de pesquisa passíveis de serem usadas em sala de aula.
- Imigração e Cinema
O minicurso pretende abordar a temática da (i)migração na produção cinematográfica, introduzir os conceitos de imigração, refúgio e exílio, interpretar obras cinematográficas à luz das discussões historiográficas sobre migração e imigração, associar (i)migração e trabalho como categorias interligadas, pensar as (i)migrações no contexto pandêmico, de crise do capitalismo e sociedades digitais, compreender as diferentes modalidade de (i)migração e os efeitos heterogêneos oriundos desses processos.
- A Imprensa em sala de aula – possibilidades de uso a partir de acervos digitais
A proposta desta oficina é destacar possibilidades do ensino de História através de jornais e revistas que se encontram em acervos digitais.
- Gestão da sala de aula: Conhecimentos, habilidade e atitudes
Objetivo é analisar e refletir sobre esse lugar privilegiado para construir conhecimento, que é a sala de aula, ressaltando a importância de conhecer o perfil da turma e dos alunos, bem como a sugestão de propostas metodológicas para o trabalho em diferentes espaços formativos.
Saiba mais detalhes sobre os minicursos AQUI.