Geral

Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras divulga temas de conferências

03/09/2018

15:57

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A organização do IV Congresso Internacional História, Regiões e Fronteiras (CIHRF), evento que ocorre de 16 a 18 de outubro na Universidade de Passo Fundo (UPF), divulga os títulos das conferências que serão realizadas no turno noturno do evento. Nesta edição, o Congresso Internacional estará voltado à discussão das fronteiras políticas, sociais e culturais, prevendo, em seu programa, três conferências, simpósios temáticos, lançamento de livros, reuniões de trabalho e de grupos de pesquisa, além de atividades culturais. O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UPF.

O Congresso, de marca interdisciplinar, terá propostas voltadas, para além da História, a questões relacionadas a direitos humanos, moda, direito, ambiente, movimentos sociais, catolicismos, modernidade e pós-modernidade, história militar, cartografia, fotografia e cultura visual, biopolítica e biopoder, patrimônio, documentos, acervos, arte, arqueologia, escravidão e liberdade, relações internacionais. 

A conferência de abertura, no dia 16 de outubro, terá como tema “Fronteiras da guerra ao terror: em nome da legítima defesa dos Estados Unidos”, com a Dra. Mary Anne Junqueira, da Universidade de São Paulo. No dia 17 de outubro, o tema será “Historia, ambiente y fronteras. Nuevas aportes a la historia regional latino-americana”, com o Dr. Adrián Gustavo Zarrilli, da Universidad Nacional de Quilmes; e a conferência de encerramento, no dia 18 de outubro, terá como tema “Regiões e religiosidades: imagens e devoções que vão do Brasil para a Argentina”, com a Dra. Patricia Alejandra Folgeman, da CONICET/Universidad de Buenos Aires e Universidad Nacional de Luján. 

As inscrições para apresentação de trabalhos seguem abertas até dia 20 de setembro. Informações sobre o Congresso podem ser acessadas no site do evento ou obtidas em contato pelo e-mail cihrf.upf@gmail.com.