Pesquisa e Inovação

Arquivo Histórico Regional iniciará projeto de transcrição paleográfica coletiva

08/06/2021

13:13

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Nesta semana, Arquivos, Centros de Memória e Institutos Históricos de todo país participam da 5ª Semana Nacional de Arquivos, voltada ao tema do "Empoderamento de Arquivos". Como nas edições anteriores, o Arquivo Histórico Regional (AHR), do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF), participa das ações em parceria com o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF). Foram previstas, para este ano, três atividades on-line, das quais a última, que será transmitida nesta quarta-feira, 9 de junho, às 18h, dará início ao projeto de transcrição paleográfica de documentos manuscritos do século XIX.

A proposta será lançada juntamente às discussões da palestra "Documentos manuscritos: entre matéria e conteúdo", ministrada pela arquivista e mestranda do PPGH, Vanessa Gomes de Campos.

O segundo encontro, voltado especificamente ao projeto de transcrição coletiva, acontecerá no dia 23 de junho, e demanda inscrição prévia que pode ser solicitada pelo e-mail gizele@upf.br.

9 de junho, às 18h
Documentos manuscritos: entre matéria e conteúdo
Atividade on-line, com transmissão pelo Facebook AHR/IHPF e Youtube AHR, com foco na materialidade dos documentos manuscritos (paleografia) e em sua estrutura formal, ou seja, o contexto jurídico-administrativo da gênese, produção e aplicação (diplomática). A proposta é apresentar a origem comum de ambas as disciplinas, enfatizando as especificidades e a importância em conhecê-las quando se trabalha com manuscritos. Além disso, propõe-se a lançar algumas reflexões a respeito do significado do documento enquanto vestígio material de uma sociedade.

A atividade será ministrada por Vanessa, que fará o lançamento do Projeto Lendo o Arquivo, proposta que visa o estudo, instrumentalização e transcrição paleográfica de documentos, visando também a difusão das fontes inéditas custodiadas pelo Arquivo Histórico Regional.