Pesquisa e Inovação

UPF tem novos professores nos Comitês de Assessoramento da Fapergs

13/06/2022

16:26

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

A qualidade da pesquisa desenvolvida pela Universidade de Passo Fundo (UPF) é destacada de várias formas. Uma delas é a presença de professores em espaços de qualificação, avaliação e orientação de outros pesquisadores pelo Brasil e pelo Estado, como por exemplo, na Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs). Recentemente integrados aos Comitês de Assessoramento, os docentes Dr. Álvaro Della Bona, Dra. Luciane Colla e Dr. Moacir Kripka, representam as áreas da Ciências da Saúde, Agrária e Engenharia, respectivamente.

Para o coordenador da Divisão de Pesquisa, professor Dr. Julcemar Zilli, a presença dos pesquisadores da UPF nos comitês de assessoramento demonstra que há elevada qualidade nas pesquisas desenvolvidas pela Instituição. “Os professores da UPF auxiliarão nas funções de apreciação das solicitações de apoio à pesquisa, dos relatórios técnico-científicos, auxílio à formulação de políticas em ciência e tecnologia e na proposição de ações inovadoras, sendo considerado como serviço público relevante, sem remuneração. Assim, a UPF sente-se lisonjeada em contar com os professores nos diversos comitês de assessoramento e estimula a participação de novos pesquisadores da IES nas chamadas públicas", destaca.

Membro titular do Comitê de Assessoramento de Odontologia do CNPq, do Comitê de Avaliação da Capes, o professor Dr. Álvaro Della Bona destaca a importância da inserção em cada vez mais espaços onde a produção de conhecimento de qualidade seja foco do trabalho. “Fazer parte de Comitês de Assessoramento das maiores agências de fomento à pesquisa do Brasil é uma honra e reconhecimento à trajetória profissional, mas também envolve muita responsabilidade e dedicação a ciência na sua área de atuação. Essas atribuições auxiliam na representatividade e visibilidade da nossa Instituição, enaltecendo o trabalho na ciência, tecnologia e inovação desenvolvido aqui na UPF”, ressalta o pesquisador.