Pesquisa e Inovação

UPF realiza o depósito de mais duas patentes

29/04/2021

09:04

Por: Caroline Simor / Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Divulgação

Método inovador atua na remoção de fármacos persistentes em águas, como por exemplo, o Diclofenaco de Sódio

Encontrar novas formas e buscar soluções que permitam a melhor convivência entre o ser humano e a natureza estão entre os objetivos de alguns cientistas pelo mundo. Na Universidade de Passo Fundo (UPF) diversos trabalhos são desenvolvidos com esse objetivo. Um exemplo são as patentes depositadas pela equipe do professor Dr. Jeferson Steffanello Piccin, docente dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng) e em Ciência e Tecnologia em Alimentos (PPGCTA). Com os títulos “Método de produção de compósitos adsorventes baseados em sílica e quitosana e aplicação dos mesmos” e “Método de produção de compósitos adsorventes baseados em sílica e quitosana com glutaraldeído e aplicação dos mesmos”, os estudos oferecem um jeito diferente para a remoção de medicamentos que são encontrados nas águas.

As patentes atuam no campo técnico da síntese de materiais capazes de remover substâncias solúveis em água. De maneira simplificada, esses materiais são superfícies sólidas insolúveis, geralmente porosas e com alta área de superfície, capazes de efetuar em sua superfície, a adesão de moléculas solúveis dispersas em um meio líquido ou gasoso. Os métodos foram desenvolvidos juntamente com a engenheira ambiental e doutoranda em Engenharia (PPGEng/UPF), Thaís Strieder Machado e pelo engenheiro de alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA/UPF), Jonatan Rafael de Mello, trabalham especificamente compósitos a base de sílica e quitosana, com o objetivo de produção e aplicação de adsorventes eficazes na remoção de fármacos persistentes em águas, como por exemplo o Diclofenaco Sódico. 

Processos desenvolvidos durante a pesquisa

De acordo com o professor Jeferson, o efeito técnico é obtido pelo emprego da sílica em conjunto com a quitosana, é o aumento da sua área superficial, facilitando o acesso do fármaco ao interior do sólido. Por outro lado, a adição de glutaraldeído promove uma modificação na química superficial do material, conferindo-lhe propriedades desejáveis para a remoção de fármacos em água e efluentes e melhores resistências mecânica e química frente a ambientes ácidos. 

O pesquisador observa que foram obtidas excelentes capacidades adsorptivas frente à fármacos, com elevadas áreas superficiais e compatibilidade química, devido a uma possível copolimerização das cadeias de glutaraldeído nos compósitos. “Para atingir estes objetivos, propomos um método inovador de policondensação utilizando glutaraldeído como agente reticulante e modificador de propriedades adsorptivas, adicionado sob constante agitação a uma solução contendo TEOS e quitosana, para então proceder-se à policondensação sob agitação, mediante adição da solução de policondensação, obtendo assim tanto elevadas capacidades de adsorção para xerogéis, quanto melhor resistência química e mecânica , sendo capaz de adsorver fármacos como o Diclofenaco Sódico ”, contextualiza.

O projeto está em fase final, onde o material será submetido a testes com outros fármacos e outras substâncias, além de ser usado em outras aplicações tecnológicas. Além disso, os resultados finais das pesquisas estão em fase de publicação em jornais científicos renomados.

Com o auxílio da Concecta UPF, a equipe depositou os registros das inovações junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Os direitos garantidos permitiram que a equipe possa aplicar os métodos, buscando a inserção no mercado e, consequentemente, a aproximação dos resultados junto à comunidade. Agora, as tecnologias estão disponíveis para serem transferidas e utilizadas pelo mercado.