Pesquisa e Inovação

UPF lança o Centro Acadêmico de Sustentabilidade

16/08/2021

08:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Green Office UPF será apresentado oficialmente ao público na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto

Uma das três instituições do Brasil a receber o projeto Climate-U –Transformando Universidades para as Mudanças Climáticas, a Universidade de Passo Fundo (UPF) lança, na quarta-feira, dia 18 de agosto, o Centro Acadêmico de Sustentabilidade – Green Office UPF. Em função das restrições impostas pela pandemia, o evento será virtual e contará com uma programação especial, a partir das 9h. O encontro também contará com a apresentação do logotipo do Centro, elaborada por uma acadêmica da Universidade. A solenidade será transmitida pelo canal da UPF Online.

O projeto é fruto da parceria entre Reino Unido, Brasil, Quênia, Moçambique e Fiji, cujo objetivo é aumentar a contribuição das universidades para lidar com as mudanças climáticas. Na UPF, as atividades estão inseridas dentro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng).

Programação

As atividades iniciam às 9h com a fala da coordenadora do Centro, professora Dra. Luciana Brandli, e do professor Dr. Tristan McCowan, da University College London. Eles abordarão o Climate-U na Universidade de Passo Fundo.

Na sequência, o tema será “O modelo Green Office”, com Amanda Lange Salvia, membro da equipe e a apresentação de um vídeo de Anselm Grahl, coordenador do Movimento Green Office. Após, haverá uma fala sobre “O papel dos parceiros do Green Office”, com Lísia Rodigheri Godinho, da Divisão de Extensão da UPF e Maria Fernanda Kemmerich, representante do Diretório Central de Estudantes (DCE/UPF).

Em seguida, haverá a apresentação oficial do logotipo do Green Office e os presentes abordarão as futuras oportunidades do Centro. Essa ação contará com a participação de Andréa Silveira Netto Nunes, membro do Centro e um vídeo da acadêmica Bárbara Rossoni, vencedora do edital que elegeu as melhores propostas.

Por fim, a Reitoria da Universidade também marcará presença e falará sobre “O papel da sustentabilidade na UPF”.

A escolha do logo

Bárbara Zanella Rossoni está no 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda. Quando soube do edital do Green Office, ela ficou empolgada com a possibilidade de unir a sua formação, jogar para longe algumas inseguranças e ainda contribuir com uma causa pela qual também luta.

Ao longo do processo criativo, Bárbara destaca que o seu objetivo foi fazer com que a comunicação do Green Office tivesse um padrão visual em sintonia com o da UPF, assim, ela utilizou as mesmas formas geométricas: os triângulos. “A logo possuí diversos significados, retratando a sustentabilidade por meio da folha; o local que promove essas ações, com o telhado; o Brasil, por ser o primeiro Green Office do país, com a forma do losango; e os diversos caminhos possíveis, tanto em ações, quanto em localidades, representado pelas linhas da folha. Foi um momento de inspiração, e melhor ainda: diversão”, explica a acadêmica.