Universidade

Um ano gerando energia renovável

21/05/2019

14:47

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mais de 22,3 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera neste primeiro ano de funcionamento do Parque de Geração Solar Fotovoltaica da UPF

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica da Universidade de Passo Fundo (UPF) completou um ano de funcionamento neste mês de maio. Além da economia para a Instituição, o meio ambiente deixou de receber 22,3 toneladas de gás carbônico (CO2) nesse período, em função da produção de energia renovável.  O Parque está localizado em uma área de 750 m², no campus I, e conta com 54 painéis fotovoltaicos posicionados em estruturas fixas no solo, com potência total de 17,82 KWp.  

O sistema é capaz de fornecer energia para 16 residências, levando em consideração o consumo médio de 152 KWh por moradia

No primeiro ano de funcionamento, o Parque gerou 22.245 KWh de energia e rendimento de R$ 15.571,31. O projeto terá retorno total do investimento em quatro anos. “A vida útil dos sistemas fotovoltaicos é de 25 anos, totalizando economia total projetada em R$ 663.291,20”, revela o responsável técnico do Setor de Sistemas Elétricos da Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF, engenheiro elétrico Rangel Casanova Daneli.

O Parque é composto por dois conjuntos, de 30 e 24 módulos, dispostos na orientação norte, obtendo o melhor índice de incidência solar na superfície dos painéis. Cada painel fotovoltaico tem dimensão de 2 metros de altura e 1 metro de largura, obtendo a potência máxima de 330 Wp/módulo. A superfície total de captação da energia do sol é de 108 m², com geração de energia de até 2.400 KWh/mês.

O Parque de Geração Solar Fotovoltaica está localizado em uma área de 750 m², no campus I, e conta com 54 painéis fotovoltaicos

Além de geração própria de energia e sustentabilidade, o Parque de Geração Solar Fotovoltaica é referência no Norte do Rio Grande do Sul. “Há uma carência de informações sobre esse tipo de tecnologia na região. O Parque Solar da UPF visa proporcionar a difusão de conhecimento e da tecnologia fotovoltaica”, ressalta Daneli.

Artigo sobre eficiência energética da UPF entre os melhores de simpósio internacional
Artigo sobre os projetos de eficiência energética da UPF – que contemplam os projetos de eficiência energética na iluminação em LED, o projeto mercado livre de energia e a usina solar fotovoltaica – foi premiado como um dos excelentes trabalhos apresentados no 2º Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade, realizado em abril, em Curitiba, no Paraná. O artigo foi desenvolvido por equipe composta por acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), pela professora Dra. Luciana Brandli e por integrantes da Divisão de Infraestrutura e Logística da UPF.