Pesquisa e Inovação

Reta final das inscrições para os mestrados e doutorados da UPF

13/06/2022

08:37

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo

Até 24 de junho é possível se inscrever nos cursos dos programas de pós-graduação da Universidade

Cursos da UPF contribuem com a expansão da carreira dos profissionais

Com 25 anos de história na pós-graduação stricto sensu, a Universidade de Passo Fundo (UPF) se destaca na área por meio da produção de pesquisa, pela atualização dos estudantes no mercado de trabalho e pela preparação deles para a carreira docente. Para dar continuidade a isso, a Instituição segue com inscrições abertas em diversos cursos de mestrado e doutorado. Quem busca por qualificação, pode se inscrever nas formações que já formaram mais de 3 mil profissionais AQUI até 24 de junho.

Interessados podem se candidatar para as vagas nos cursos dos Programas de Pós-Graduação em Administração – PPGAdm (mestrado); Agronomia – PPGAgro (mestrado e doutorado); Bioexperimentação – PPGBioexp (mestrado e doutorado); Ciência e Tecnologia de Alimentos – PPGCTA (mestrado); Ciências Ambientais – PPGCiamb (mestrado); Computação Aplicada – PPGCA (mestrado profissional); Direito – PPGDireito (mestrado); Engenharia Civil e Ambiental – PPGEng (mestrado e doutorado); Envelhecimento Humano – PPGEH (mestrado e doutorado); História – PPGH (mestrado e doutorado); Letras – PPGL (mestrado e doutorado); e em Projeto e Processos de Fabricação – PPGPPF (mestrado profissional).

Podem fazer a inscrição aos mestrados e doutorados os portadores de diploma de graduação, obtido em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação, em área compatível com o curso pretendido. Candidatos com colação de grau prevista para ocorrer após o encerramento do prazo de inscrições poderão se inscrever mediante a apresentação de atestado de previsão de conclusão de curso de graduação, expedido pela instituição de origem, devendo comprovar a colação de grau até a data da primeira rematrícula, caso seja selecionado.

Seleção
O processo seletivo acontece no período de 30 de junho a 12 de julho, no âmbito de cada programa de pós-graduação, e será conduzido pelas Comissões de Seleção de cada PPG, constituídas nos termos dos respectivos Regimentos Internos. O resultado será divulgado até 13 de julho.

As matrículas dos selecionados poderão ser feitas de 25 a 29 de julho e o semestre letivo começa em 1º de agosto.

Outras informações estão disponíveis no edital, localizado na página upf.br/editais, e no site upf.br/pos.

Bolsistas e beneficiários de auxílios financeiros
As inscrições para seleção de bolsistas e beneficiários de auxílios financeiros, exclusivo para estudantes ingressantes nos cursos de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação da Instituição no segundo semestre de 2022, estão abertas até 30 de junho. As bolsas e auxílios financeiros estão divididos nas seguintes modalidades: Bolsa de Isenção Parcial FUPF, Bolsa de Isenção Integral FUPF, Taxa Capes (Prosuc Modalidade II) e Bolsa Remunerada Capes (Prosuc Modalidade I).

Os benefícios são concedidos pela Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no âmbito do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Comunitárias (Prosuc).

Mais detalhes podem ser conferidos em upf.br/editais.

Conheça os cursos de mestrado e doutorado e inscreva-se naquele do seu interesse:
- Mestrado em Administração
- Mestrado e Doutorado em Agronomia
- Mestrado e Doutorado em Bioexperimentação
- Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
- Mestrado em Ciências Ambientais
- Mestrado Profissional em Computação Aplicada
- Mestrado em Direito
- Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
- Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano
- Mestrado e Doutorado em História
- Mestrado e Doutorado em Letras
- Mestrado Profissional em Projeto e Processos de Fabricação