Pesquisa e Inovação

PPGEng/UPF tem a primeira defesa de tese

05/11/2018

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Estudo sobre modelo híbrido para obtenção de curvas S-N com número de ensaios reduzidos foi apresentado pelo doutorando Fabio Goedel

A busca por um modelo híbrido para obtenção de curvas S-N com número de ensaios reduzidos foi o que motivou o estudo do doutorando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), Fabio Goedel. O engenheiro mecânico, egresso da UPF, teve a defesa da tese de doutorado apresentada para uma banca examinadora na manhã desta segunda-feira, dia 5 de novembro. Esta é a primeira defesa de doutorado do PPGEng e o estudo de Goedel se deu na área de concentração Infraestrutura e Meio Ambiente.

O trabalho foi orientado pelo professor Dr. Zacarias Martin Chamberlain Pravia e a banca examinadora contou com a participação dos professores da UPF, Dr. Agenor  Dias de Meira Junior, Dr. Gustavo Prates Mezzomo e Dr. Moacir Kripka; além dos professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Dr. Ignácio Iturrioz e Dr. Inácio Benvegnu Morsch.

Conforme Goedel, o objetivo do estudo foi gerar curvas S-N, que são dados importantes para a área de projetos de estrutura, agregando a precisão ao menor custo. “Como as curvas são demoradas para se conseguir e têm um custo elevado, o estudo buscou um modelo híbrido para obter essas curvas com um número menor de ensaios, ou seja, mais baratos, mantendo a boa precisão”, conta ele, que desenvolveu seu trabalho durante cerca de 3 anos, utilizando os laboratórios do PPGEng.