Pesquisa e Inovação

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da UPF contribui com a formação de pesquisadores

20/10/2021

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Egressa do curso de Mestrado conta como o PPGEng foi fundamental em seu trabalho como pesquisadora

“As habilidades e projetos desenvolvidos dentro do PPGEng foram de valor imprescindível para chegar à posição que me encontro”. Essa é a fala da egressa do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), engenheira civil Sandra Pozzer, que concluiu o curso no ano de 2020.

Segundo ela, a experiência no Mestrado da UPF trouxe grande crescimento pessoal e profissional, além de fundamentar a sua carreira acadêmica como pesquisadora. “A pós-graduação me ajudou a desenvolver habilidades pessoais, tais como autonomia, liderança e planejamento, e outras habilidades técnicas, como escrita e análise de dados. Além disso, o conhecimento adquirido nos cursos específicos de estruturas, estatística, pavimentos e saneamento foram (e ainda são) diretamente aplicados em minha atuação”, destaca.

Sandra atua como pesquisadora (Research Scientist) em uma empresa canadense, ao mesmo tempo em que realiza seu doutorado na Université Laval, em Québec, Canadá. “Posso citar que ainda hoje existe colaboração com os pesquisadores do PPGEng em alguns dos meus atuais projetos aqui no Canadá”, relata a profissional a respeito da importância do Programa em sua carreira.

A engenheira comenta também que o capital humano e a interdisciplinaridade são os principais diferenciais do PPGEng. “Com uma base sólida de conhecimento nas áreas chave de atuação da engenharia, o corpo docente do PPGEng oferece grandes oportunidades de pesquisa, inovação e qualificação profissional. Os professores são acessíveis dentro e fora dos horários dos cursos, fornecendo o suporte necessário para o sucesso do aluno”, finaliza.

Ingresse no PPGEng/UPF
A engenharia e o desenvolvimento sustentável são áreas fortemente ligadas uma na outra. Com o propósito de ofertar à comunidade uma formação relacionada a essas temáticas, a UPF inscreve para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Civil e Ambiental (PPGEng), que contempla os cursos de Mestrado e Doutorado.

Tendo quatro linhas de pesquisa (Gestão da Infraestrutura; Estruturas da Infraestrutura; Desenvolvimento de processos aplicados ao tratamento de ar, água, efluentes e solos; e Geotecnia e desenvolvimento de materiais aplicados a infraestrutura e meio ambiente), o PPGEng possui a proposta de alinhar decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo. Nesse sentido, capacita profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas locais e regionais.

Com inscrições abertas até 2 de fevereiro, a UPF oferta 24 vagas para o curso de Mestrado e 10 para o curso de Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental.

Mais informações podem ser encontradas no edital e AQUI.