Pesquisa e Inovação

PPEng inscreve para Mestrado e Doutorado até 31 de dezembro

17/12/2018

14:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) está com inscrições abertas para Mestrado e Doutorado. O processo ocorre até 31 de dezembro e pode ser feito pelo site www.upf.br/ppgeng.

O Programa traz como principal diferencial uma proposta inovadora e visionária com uma temática fortemente ligada ao desenvolvimento sustentável, alinhando decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo, capacitando profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas locais e regionais.

Com Conceito 4, o PPGEng tem área de concentração em Infraestrutura e Meio Ambiente, visando discutir as problemáticas da infraestrutura e do meio ambiente, envolvendo a agenda urbana em âmbito local, regional, nacional e internacional. 

Busca-se criar as condições adequadas à solução das principais questões de impacto humano e ambiental, a partir da articulação entre pesquisa e desenvolvimento sobre o espaço construído (infraestrutura) e o espaço natural (meio ambiente). Cabe enfatizar que a infraestrutura e o meio ambiente são tratados como aspectos que se complementam, e não como abordagens estanques. A inter-relação que se estabelece entre infraestrutura e meio ambiente é o cerne da proposta do PPGEng, estimulando-se ideias e proposições em torno do tema sustentabilidade.

Linhas de Pesquisa
Planejamento Territorial e Gestão da Infraestrutura
A linha de pesquisa aborda temas relativos à compreensão do processo de ocupação do território, bem como ao planejamento, à gestão e ao projeto de sua infraestrutura e do meio ambiente, com vistas à qualificação da relação entre o meio ambiente natural e o ambiente construído, numa perspectiva de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida das populações. Os projetos vinculados a essa linha são Planejamento territorial da infraestrutura e Gestão da infraestrutura e meio ambiente. 

Infraestrutura Sustentável
O desenvolvimento de projetos e obras de infraestrutura exige conhecimento científico e tecnológico do meio ambiente, que minimizem os impactos negativos sobre ele. Essa linha aborda temas relacionados à conservação dos recursos hídricos e o saneamento básico urbano, bem como estudos relacionados à geotecnia ambiental. A linha também aborda questões relacionadas às estruturas da infraestrutura e sua sustentabilidade. Como projetos da linha, estão Geotecnia ambiental, Saneamento ambiental e Estruturas das infraestruturas.

Informações
Os detalhes sobre o PPGEng estão disponíveis no site www.upf.br/ppgeng. As inscrições seguem abertas até 31 de dezembro. O início das aulas está previsto para março de 2019.