Pesquisa e Inovação

Mestranda da UPF é contemplada com bolsa de pesquisa no Canadá

22/07/2019

10:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Pesquisa desenvolvida no PPGEng/UPF por Sandra Pozzer trata sobre monitoramento de estruturas de infraestruturas. Estudo terá continuidade na Lakehead University

Um novo desafio espera a mestranda no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF), Sandra Pozzer. Ela foi contemplada com uma bolsa de pesquisa no Programa de Líderes Emergentes nas Américas (ELAP - Emerging Leaders in the Americas Program), promovido pelo Governo do Canadá. O programa tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento do capital humano e a próxima geração de líderes nas Américas, ao mesmo tempo em que fortalece os vínculos entre instituições pós-secundárias no Canadá, América Latina e Caribe.

Ela conta que ficou sabendo do programa por meio da divulgação feita pela UPF e pelos professores do programa, sendo que as bolsas disponíveis poderiam ser destinadas para estudantes de graduação e pós-graduação. “Conversando com o coordenador do nosso programa, professor Dr. Zacarias, chegamos à conclusão e que a minha candidatura era válida, pois meu tema de pesquisa faz o estudo de um ensaio não destrutivo para monitoramento de estruturas de infraestruturas (pontes, viadutos e afins) e a cidade canadense possui redes de infraestrutura altamente desenvolvidas”, cita ela.

O destino de Sandra é a Lakehead University, na cidade de Thunder Bay, no Canadá. Como o caso da mestranda trata-se de aplicação para pesquisa, ela conta que foi feito contato com um professor da universidade canadense, para obter confirmação de interesse e carta-convite. “Com isso e com o apoio do PPGEng, foi feita a candidatura”, informa ela. As candidaturas são encaminhadas pela Assessoria Internacional da UPF para a Lakehead Universidade, que é responsável por enviar os interessados para uma comissão do governo canadense, o Canadian Bureau for International Education (CBIE), responsável pela seleção. “As candidaturas foram enviadas no início de março e o resultado veio apenas do final de junho. Muita ansiedade na espera, mas foi gratificante quando a notícia da bolsa chegou, fiquei muito feliz”, aponta a mestranda.

Para além da pesquisa

Sandra embarca somente no final de agosto, no entanto, as expectativas já são grandes em relação a experiência. “A Universidade é linda, com alto desenvolvimento em ensino e pesquisa e com um campus muito amigável, em meio a natureza”, comenta ela, que já pesquisou sobre a universidade. O período de pesquisa será de quatro meses, de setembro a dezembro. “Trabalharei diretamente com a equipe do professor Dr. Ehsan, meu professor orientador canadense, desenvolvendo meu projeto de pesquisa, acompanhando aulas e seguindo as pesquisas que eles estão desenvolvendo”, explica a mestranda.

Para Sandra, a experiência vai além do aprendizado profissional. “Estou muito feliz pela oportunidade, tenho certeza que será uma experiência única que agregará muito tanto à minha vida acadêmica, profissional e pessoal. Além de estar imensamente feliz em conduzir um estudo na supervisão deste renomado professor, em uma universidade que é um modelo em ensino, tecnologia e qualidade de pesquisa no Canadá, o período de experiência na região da cidade de Thunder Bay permitirá conhecer novos professores, fazer novos contatos e novos amigos, além de conhecer a cultura canadense”, pontua ela, destacando que o que espera é que a integração de pesquisa entre as duas universidades, brasileira e canadense, possa criar bons precedentes e produzir resultados de alta qualidade em pesquisa na área de estudo da mestranda.