Ensino

UPF abre inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado

27/09/2021

13:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Formações oportunizam qualificação em diversas áreas do conhecimento

Dar continuidade aos estudos após o término de um curso de graduação é imprescindível para quem almeja se destacar no mercado de trabalho. Por isso, oportunizando qualificação nas mais diferentes áreas do conhecimento, a Universidade de Passo Fundo (UPF) inicia, nesta segunda-feira, 27 de setembro, o período de inscrições para os cursos de Mestrado e Doutorado.

Interessados podem se inscrever AQUI. São ofertadas vagas para ingresso no primeiro semestre de 2022 nos cursos de Mestrado em Administração; Mestrado e Doutorado em Agronomia; Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Mestrado em Ciências Ambientais; Mestrado em Computação Aplicada; Mestrado em Direito; Mestrado em Educação; Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental; Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática; Mestrado em Envelhecimento Humano; Mestrado e Doutorado em História; Mestrado e Doutorado em Letras; Mestrado e Doutorado em Odontologia; e Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação.

Podem candidatar-se aos cursos de Mestrado e Doutorado os portadores de diploma de graduação, obtido em curso de nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação, em área compatível com o curso pretendido. As inscrições para o curso de interesse são feitas totalmente on-line por intermédio do preenchimento de informações cadastrais e envio de documentação.

Elas somente serão confirmadas mediante a submissão eletrônica dos documentos solicitados até a data limite informada no edital e o recebimento da taxa de inscrição no valor de R$100,00.

Mais detalhes sobre o processo de seleção, matrículas, bolsas e benefícios financeiros encontram-se disponibilizados no edital.

Conheça os cursos de mestrado e doutorado da UPF:
- Mestrado em Administração
O Mestrado em Administração tem como área de concentração a Gestão Estratégica das Organizações, contemplando estudos com ênfase na geração de conhecimento sobre as organizações e sua relação com o desenvolvimento da sociedade.

- Mestrado e Doutorado em Agronomia
O Mestrado e Doutorado em Agronomia visam a formação de profissionais para o meio acadêmico e não acadêmico, estimulando o desenvolvimento da pesquisa, tecnologia e inovação na área da Agronomia.

- Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos
O Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos aborda a temática do desenvolvimento de alimentos a partir de novas tecnologias e novos ingredientes. O objetivo é buscar a melhoria de produtos e processos, com visão integrada da importância do alimento para o homem, da segurança alimentar e da responsabilidade ambiental.

- Mestrado em Ciências Ambientais
O Mestrado em Ciências Ambientais tem como área de concentração Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, para isso, usa da interdisciplinaridade para formar profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

- Mestrado em Computação Aplicada
O Mestrado Profissional em Computação Aplicada contribui com o fortalecimento e a inovação tecnológica de segmentos socioeconômicos da região de abrangência da UPF, em áreas como Tecnologia da Informação, Agricultura e Saúde.

- Mestrado em Direito
O Mestrado em Direito pretende desenvolver pesquisas que acolham problemas jurídicos concretos, a partir de reflexões teóricas. Tudo isso considerando a influência das matrizes filosóficas que sustentam a teoria do direito, sobretudo nesta fase conhecida como pós-positivista. É voltado especialmente para graduados em Ciências Jurídicas e Sociais que tenham interesse pela docência e pela pesquisa.

- Mestrado em Educação
O Mestrado em Educação tem como objetivos a produção e a difusão de conhecimentos que esclareçam e permitam a intervenção em problemas educacionais relevantes para a sociedade e a formação de profissionais especialistas na área da Educação, que busquem a oportunidade de construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa educacional.

- Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil e Ambiental
O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental (PPGEng), com seu Mestrado e Doutorado, traz como principal diferencial a temática fortemente ligada ao desenvolvimento sustentável. A proposta alinha decisões técnicas de engenharia com as principais questões de infraestrutura e meio ambiente do mundo contemporâneo. Dessa forma, capacita profissionais de diversas áreas do conhecimento para a solução de problemas locais e regionais.

- Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática possuem caráter de preparação para o exercício do magistério. O foco das formações está no aumento da qualidade do ensino e da aprendizagem, de modo a alinhar a pesquisa à prática docente.

- Mestrado em Envelhecimento Humano
O Mestrado em Envelhecimento Humano contribui para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

- Mestrado e Doutorado em História
Com Mestrado e Doutorado, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) mantém, em todas as suas iniciativas, o compromisso em formar profissionais de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento na área de História e com o exercício do ensino, da pesquisa e da extensão e de outras atividades. Sua área de concentração é História, Região e Fronteiras.

- Mestrado e Doutorado em Letras
Os cursos de Mestrado e Doutorado em Letras promovem a continuidade e o aprofundamento da formação de docentes da área de Letras e de áreas afins. O objetivo é qualificar a prática científico-pedagógica desses profissionais, que atuam em diferentes níveis de ensino.

- Mestrado e Doutorado em Odontologia
O Mestrado e Doutorado em Odontologia são focados na área de Clínica Odontológica. Os cursos têm o objetivo de qualificar profissionais para atuar de forma multidisciplinar.

- Mestrado em Projeto e Processos de Fabricação
O Mestrado profissional em Projeto e Processos de Fabricação contribui efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional, por meio da formação de mestres. Sua orientação profissional é voltada para a indústria, desenvolvendo estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação por alunos das engenharias e áreas afins.

Mais informações sobre os cursos de Mestrado e Doutorado da UPF podem ser acessadas no site upf.br/pos.