Ensino

Inscrições abertas para mestrado e doutorado em Engenharia na UPF

07/12/2017

16:27

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

Estão sendo ofertadas 20 vagas para o mestrado e 11 vagas para o doutorado na área de Infraestrutura e Meio Ambiente

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) inscreve para o processo seletivo do curso de mestrado acadêmico em Engenharia para ingresso no primeiro semestre de 2018. As inscrições podem ser realizadas até 31 de dezembro de 2017.

O curso de mestrado em Engenharia, para o qual estão sendo ofertadas 20 vagas, tem a duração de 24 meses, com aulas concentradas de quartas a sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde. 
Já a inscrição para o doutorado em Engenharia segue até o dia 20 de janeiro de 2018.  Estão sendo ofertadas 11 vagas para o curso, que tem duração regular de 48 meses, com aulas concentradas no primeiro ano, de quartas a sextas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

O mestrado e o doutorado em Engenharia estão concentrados na área de Infraestrutura e Meio Ambiente, tendo como linhas de pesquisa Planejamento territorial e gestão da infraestrutura e Infraestrutura sustentável.

Inscrições 
Para realizar a inscrição, o candidato deve preencher um formulário on-line disponível no endereço eletrônico www.ppgeng.upf.br e enviar a documentação exigida no edital de inscrição.

O processo de seleção para o mestrado ocorre em duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório, consiste na a análise e na pontuação do histórico escolar do curso de graduação, do currículo acadêmico e profissional documentado e das cartas de recomendação. A segunda etapa compreende a realização de entrevistas individuais.

O processo seletivo para o doutorado, também realizado em duas etapas, compreende a 
análise da proposta de tese e a avaliação do currículo do candidato, em especial no que se refere à realização de mestrado na área e à produção científica qualificada. A segunda etapa, com a participação apenas dos candidatos classificados na primeira fase, compreenderá a realização de entrevistas individuais, as quais poderão ser presenciais ou por teleconferência.

Os candidatos aprovados no processo seletivo poderão concorrer a bolsas de isenção de pagamento integrais ou parciais (FUPF e Capes) e bolsas remuneradas (Capes), em conformidade com a política vigente da Instituição. Mais informações podem ser obtidas por meio do link www.ppgeng.upf.br.

Acesse os editais:

Mestrado

Doutorado