Pesquisa e Inovação

Docentes e alunos do PPGEng têm artigo premiado em evento internacional

04/04/2019

10:50

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Estudos foram apresentados no Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade, realizado em Curitiba, no Paraná

A sustentabilidade foi o tema de destaque em um simpósio mundial realizado em Curitiba, Paraná, entre os dias 01º e 03 e abril. Na oportunidade, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) tiveram participações importantes, com premiação de um dos artigos apresentados.

Participaram do “Second World Symposium on Sustainability Science and Research”, o Simpósio Mundial de Ciência e Pesquisa em Sustentabilidade, os professores Dra. Luciana Londero Brandli e Dr. Marcos Antonio Leite Frandoloso e os alunos do programa de PPGEng Ana Paula Scheffer; Bianca Gasparetto Rebelatto; Giovana Reginatto; Janaina Mazutti; Jessica Michel Andrade; Leila Dal Moro; Liane Dalla Gasperina e Vanessa Tibola da Rocha.

O grupo de pesquisa apresentou, ao todo, cinco artigos, que reforçam os temas de pesquisa realizados pelos alunos do Programa. Entre os artigos apresentados, um deles – o “Energy efficiency actions at a Brazilian University and their contribution to Sustainable Development Goal 7” –, que abordou sobre as ações de eficiência energética que são realizadas na UPF e sua contribuição para o Objetivo 7 que trata do Desenvolvimento Sustentável, foi premiado como um dos melhores artigos do evento, em termos de temática, metodologia, replicabilidade e contribuição internacional.

Além desse, foram apresentados o “Study to Promote the Sustainable Mobility in University”, que se trata de um estudo para promover a mobilidade sustentável na universidade; o “Teacher’s approach on climate change education – a case study”, que traz um estudo de caso sobre a abordagem do professor sobre educação e mudança climática; o “Selection of best practices for climate change adaptation with focus on rainwater management”, que traduz uma seleção de melhores práticas para adaptação às mudanças climáticas com foco no gerenciamento de águas pluviais; e o “The participatory process of planning Social and Environmental Responsibility at a Brazilian University”, que contextualiza o processo participativo de planejamento da responsabilidade socioambiental da Universidade.

Integração com o ODS

Durante do simpósio mundial, além da apresentação de artigos, a professora Dra. Luciana Londelo Brandli ministrou a palestra “Integrating the sustainable development goals at universities: an experience”, na qual versou sobre a integração dos objetivos do desenvolvimento sustentável nas universidades, apresentando as ações que a UPF tem realizado e a experiência da Instituição. “O evento foi uma oportunidade única para apresentar as pesquisas que a UPF vem desenvolvendo, além de ampliar e consolidar as parcerias com universidades nacionais e internacionais no tema sustentabilidade”, aponta ela.