Pesquisa e Inovação

Discentes do PPGEng participam de evento internacional na Itália

08/08/2019

14:51

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

As estudantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Passo Fundo (PPGEng/UPF) Vanessa Tibola da Rocha e Amanda Lange Salvia participaram do 1º Simpósio Internacional “Accelerating the implementation of sustainable development in research programmes” (Acelerando a implementação do desenvolvimento sustentável em programas de pesquisa). O evento aconteceu nos dias 1º e 2 de julho, na Universidade Politécnica de Turim, na Itália.

Durante o Simpósio, pesquisadores de diferentes países tiveram a oportunidade de discutir sobre ações, projetos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos nas Instituições de Ensino Superior (IES) e que contribuem para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, lançados em 2015.

As discentes apresentaram parte dos resultados de suas pesquisas de doutorado, realizadas junto ao PPGEng, que têm como orientadora a professora Dra. Luciana Londero Brandli. Vanessa desenvolve estudos direcionados ao ODS 13. O trabalho apresentado –  “Sustainable development goals and higher education institutions: focus on education and cimate change” – contribui para a ciência que estuda a educação em mudanças climáticas. Já Amanda realiza pesquisas direcionadas ao ODS 7 (energias renováveis). No Simpósio, ela fez seu primeiro estudo de grupo focal da pesquisa de tese e apresentou o trabalho “Energy sustainability at universities: an international exploratory study”.
 
As estudantes ressaltaram a importância do evento para a troca de experiências e o compartilhamento de aprendizados, direcionados ao tema do Simpósio. Vanessa destaca que há necessidade de disseminar as pesquisas e pondera que são nessas oportunidades que surgem sugestões e visões que instigam o aprimoramento dos estudos.