Pesquisa e Inovação

Aplicativo pioneiro para calcular perfis de aço está disponível

19/06/2019

17:07

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O aplicativo Android para calcular perfis de aço formados a frio, desenvolvido pelo projeto E-tools da Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade de Passo Fundo (Fear/UPF), já está disponível. A ferramenta educacional é utilizada para calcular estruturas de aço utilizadas em projetos de coberturas, casas, passarelas, galpões, entre outros.

Perfis de aço formados a frio ou também chamados de perfis de aço leve são utilizados, especialmente, em construções menores, como em edifícios de pequena altura, casas e galpões. O aplicativo Android para calcular perfis formados a frio foi desenvolvido pelo professor Dr. Zacarias Chamberlain, que coordena o projeto E-tools, pelo professor Dr. Fernando Ramires e pelo acadêmico do curso de Engenharia Civil Felipe Sasso, que é pesquisador de iniciação científica voluntário. 

O software é pioneiro no país, atendendo às exigências da norma que estabelece os requisitos básicos que devem ser obedecidos no dimensionamento de perfis estruturais de aço formados a frio, a ABNT NBR 14762:2010. O aplicativo é destinado a engenheiros civis, mecânicos e arquitetos que atuam com estruturas de perfis leves ou Light Steel Frame e também para estudantes da área. 

O aplicativo está disponível no Play Store (loja do Google): https://play.google.com/store/apps/details?id=produtos.felipe.pffdesign.