Pesquisa e Inovação

UPF abre inscrições para mestrados e doutorados em maio

26/04/2018

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Universidade de Passo Fundo (UPF) disponibiliza para a comunidade 15 cursos de mestrado e doutorado nas mais diversas áreas. Em maio, sete programas estarão com inscrições abertas: mestrado em Envelhecimento Humano, doutorado em Letras, mestrado e doutorado em Educação, mestrado e doutorado em História, mestrado em Projeto e Processos de Fabricação, mestrado em Bioexperimentação e mestrado em Ciências Ambientais.

Os cursos oferecem linhas de pesquisas atualizadas e em harmonia com a realidade das áreas disponibilizadas. Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Leonardo José Gil Barcellos, ao longo dos anos, a Universidade tem buscado ampliar e qualificar as oportunidades de formação. “Os desafios da atualidade são grandes e a Universidade, como um todo, precisa estar atenta e presente. Nos últimos anos, temos buscado qualificar nossos quadros docentes, nossas linhas de pesquisa e nossa estrutura. Hoje, temos programas de pós-graduação com projetos e pesquisas relevantes nacional e internacionalmente. Esse esforço é reconhecido pelos excelentes resultados obtidos na última avaliação quadrienal da Capes, onde seis programas aumentaram de conceito, sendo que dois deles atingiram o almejado conceito 5”, destaca.

Período de inscrições e informações
De 1º de maio a 11 de junho, têm início as inscrições para Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH). Constituído por um corpo docente que contempla as prerrogativas para o desenvolvimento de pesquisas interdisciplinares, o mestrado é voltado para pessoas com formação nas áreas de ciências exatas, humanas, saúde e sociais aplicadas. As linhas de pesquisa são: Aspectos culturais e educacionais do envelhecimento humano e Aspectos biológicos e psicossociais do envelhecimento humano. 

Informações no site www.upf.br/ppgeh

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) inscreve de 2 de maio a 8 de junho, apenas para o doutorado. O Programa destaca-se pela expansão constante das parcerias internacionais, que ocorrem por meio de intercâmbio docente e discente, da realização de pesquisas em parceria com instituições nacionais e estrangeiras e da participação de palestrantes internacionais em atividades desenvolvidas pelo curso. As linhas de pesquisa são: Produção e recepção do texto literário, Leitura e formação do leitor e Constituição e interpretação do texto e do discurso.

Informações no site www.upf.br/ppgl.

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) inscreve de 2 a 30 de maio para o mestrado e doutorado. O Programa tem como objetivos a produção e a difusão de conhecimentos que esclareçam e permitam a intervenção em problemas educacionais relevantes para a sociedade e a formação de profissionais especialistas na área da Educação, oportunizando a construção de elementos teórico-metodológicos necessários à pesquisa educacional. As linhas de pesquisa são: Fundamentos da educação, Processos educativos e linguagem e Políticas educacionais.

Informações no site www.upf.br/ppgedu.

De 2 de maio a 20 de junho, ocorrem as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), nível de mestrado. Para o doutorado, as inscrições iniciam na mesma data, mas seguem abertas até 27 de junho. O Programa tem como área de concentração História, região e fronteiras e conta com estabilizada posição de excelência na formação de pesquisadores e na produção de conhecimento, com inserção nacional e internacional. As linhas de pesquisa são: Política e relações de poder, Economia, espaço e sociedade e Cultura e patrimônio.

Informações no site www.upf.br/ppgh.

O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação (PPGPPF) inscreve de 2 de maio até 30 de junho. O curso objetiva contribuir efetivamente para o desenvolvimento tecnológico regional por meio da formação de mestres com orientação profissional para a indústria, além do desenvolvimento de estudos avançados na área de projeto e processos de fabricação, com foco na capacitação técnico-científica para alunos das engenharias e áreas afins. As linhas de pesquisa são: Processos de fabricação, Projeto de máquinas e equipamentos e Seleção de materiais aplicados ao projeto e fabricação.

Informações no site www.upf.br/ppgppf.
 

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCiAmb) inscreve de 14 de maio a 14 de junho. O programa forma recursos humanos na área de Ciências Ambientais, com diversificado corpo docente, ampla infraestrutura e proposta curricular inovadora. A interdisciplinaridade é o foco principal deste curso, fortalecido por disciplinas compartilhadas com profissionais de diferentes áreas de formação e pela temática de duas linhas de pesquisa: Sociedade e conservação dos recursos naturais e Tecnologia ambiental e sustentabilidade

Informações no site www.upf.br/ppgciamb.

As inscrições para o Programa de Pós Graduação em Bioexperimentação ocorrem de 7 de maio a 8 de junho. O Programa tem caráter interdisciplinar e permite que egressos de diversas áreas do conhecimento exercitem a experimentação científica em conformidade com as linhas de pesquisa do programa que são duas: Etiopatogenia, epidemiologia, e diagnóstico laboratorial de doenças transmissíveis e não transmissíveis e Higiene, inspeção, microbiologia e composição química de alimentos. A bioexperimentação possibilita o desenvolvimento de pesquisas sob orientação e critérios científicos, e a qualificação de atividades vinculadas à docência, pesquisa, prestação de serviços ou no setor produtivo.

Informações no site www.upf.br/ppgbioexperimentacao.