Pesquisa e Inovação

UPF oferta Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano

09/06/2021

10:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Comunidade pode se inscrever até o dia 28 de junho no Programa de Pós-Graduação que tem o “Envelhecimento humano, saúde e sociedade” como área de concentração

O envelhecimento populacional acarreta uma série de desafios para a sociedade e demanda cada vez mais estudos que possam subsidiar políticas públicas e novas práticas cotidianas para que seja possível projetar, para um futuro próximo, um envelhecimento com qualidade de vida. De forma a contribuir com a produção de pesquisas na área, a Universidade de Passo Fundo (UPF) está com inscrições abertas para o Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano. Interessados têm até o dia 28 de junho para se inscrever AQUI.

Os cursos são vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), que objetiva formar pesquisadores, docentes e profissionais para atender às demandas biológicas, psicossociais, educacionais e de inovação tecnológica, contribuindo para a produção e a socialização de conhecimentos de natureza interdisciplinar e multidimensional do envelhecimento humano.

Com as linhas de pesquisa “Gerontecnologia” e “Aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano”, o PPGEH possui a área de concentração “Envelhecimento humano, saúde e sociedade”, que engloba aspectos biopsicossociais do envelhecimento humano, considerando questões sociais, culturais, educacionais, históricas, bioéticas, econômicas, ambientais, de saúde e de tecnologia, determinantes para a forma como as pessoas envelhecem.

Inscrições e seleção
Podem ingressar nas formações graduados das áreas do conhecimento de Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Linguística, Letras e Artes. As inscrições são realizadas de forma on-line, por intermédio do preenchimento de informações cadastrais e envio da documentação exigida. No total, são ofertadas 22 vagas para o mestrado e 9 para o doutorado.

O processo de seleção ocorre de 5 a 14 de julho. Para o curso de mestrado, haverá análise do Currículo Lattes/CNPq e entrevista individual perante banca, realizada de forma não presencial, com arguição do Memorial Reflexivo Argumentativo. No curso de doutorado, a seleção contempla análise do Currículo Lattes/CNPq, análise do pré-projeto, que deverá ter, no máximo, 5 páginas e entrevista individual perante banca, realizada de forma não presencial.

O resultado dos candidatos aprovados será divulgado até o dia 15 de julho. Por sua vez, as matrículas acontecem de 26 a 30 de julho. O semestre letivo inicia em 2 de agosto.

Mais detalhes sobre o Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano estão disponíveis em upf.br/pos. Acesse neste link o edital de inscrições dos mestrados e doutorados da UPF.