Ensino

Docente da UPF é selecionada como parecerista do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos

17/12/2018

12:54

Por: Assessoria de Imprensa

A professora Dra. Silvana Alba Scortegagna, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH) e ao curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi selecionada para ser parecerista do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi). A chamada teve como objeto a seleção de parecerista ad hoc para a formação de um banco de avaliadores de testes psicológicos submetidos ao Satepsi. No total, 37 psicólogos foram selecionados.

De acordo com o edital, confere aos aprovados avaliar instrumentos submetidos ao Satepsi, respeitando seus prazos legais e suas orientações normativas, guardando o devido sigilo sobre o processo avaliativo. A atuação de cada selecionado ficará limitada a, no máximo, três instrumentos ao ano. Ao término do período de participação, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) conferirá declaração de parecerista ad hoc do Satepsi.

Para se candidatar à função, o participante necessita preencher um formulário eletrônico, bem como atender aos seguintes pré-requisitos: ter título de psicólogo/a reconhecido pelo Ministério da Educação; ter título de doutorado em Psicologia e/ou áreas afins, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e ter publicado, no mínimo, cinco artigos científicos em revistas classificadas com qualis A1, A2, B1 ou B2, na área de Psicologia, nos últimos cinco anos. Dentre os artigos, ao menos um deveria estar relacionado à área de avaliação psicológica e/ou fundamentos e medidas em Psicologia.

Segundo a coordenadora do curso de psicologia, professora Me. Dirce Tatsch, esta seleção reitera o compromisso científico da colega Dra. Silvana Scortegagna, que dedica a sua formação no ensino e na pesquisa dos testes psicológicos.