Periódicos e livros

Livros

Páginas: 338 ISBN: 978-85-523-0046-5

Palavras-Chave: Envelhecimento - Aspectos psicológicos, Envelhecimento - saúde, Bioética, Gerontologia, Educação

Áreas do conhecimento: Bioética, Envelhecimento humano, Medicina, Educação Física, Psicologia, Ciência da Computação, Tecnologia da Informação, Fisioterapia, Enfermagem, Filosofia

Esta obra é resultado da produção de textos de discentes e docentes da disciplina Bioética e Envelhecimento Humano, do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano, da Universidade de Passo Fundo, e tem como objetivos apresentar e descrever alguns resultados sobre a relação entre bioética e envelhecimento humano na perspectiva das ciências humanas e da saúde.

Desejamos a todos uma boa leitura.

Download


O PPGEH lança de forma sistemática duas coleções. A série Envelhecimento Humano e a série Gerontologia, Saúde e Sociedade. A partir da produção científica de seus professores, colaboradores e discentes, as séries de publicações visam socializar e difundir o conhecimento acadêmico numa abordagem multi e interdisciplinar. Na forma de livros, organizados alternadamente pelos membros do seu corpo docente, mas com a participação, na forma de publicação, de outras IES e também de professores da comunidade internacional com o qual o programa mantém intercâmbio. Registra-se ainda a Série Doenças Crônicas do grupo de pesquisa GEPIBIC. Esta série promove intercâmbio, a exemplo das demais séries, com a graduação, lato sensu e  stricto  sensu tanto da produção oriunda da UPF quanto de outras IES.


PASQUALOTTI Adriano (Org.).
Mídias interativas e saúde.
Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2013.

Sob o foco da contemporaneidade e em uma perspectiva multidisciplinar, as tecnologias de interação e comunicação têm se caracterizado por provocar mudanças na forma como devemos proceder para realizar a divulgação do conhecimento no tocante aos aspectos da interatividade aplicados à gerontologia e saúde. No contexto da sociedade do conhecimento e da informação, a obra é um trabalho colaborativo que contempla aspectos. Os conteúdos apresentados nos diversos capítulos que compõem a obra são resultados de uma ampla e sistemática revisão realizada por autores brasileiros e estrangeiros.

Download


Envelhecimento Humano: aspectos populacionais e de saúde na contemporaneidade

Organizadores:
Marlene Doring
Cleide Fátima Moretto
Astor Antônio Diehl

Este livro apresenta textos que abrem um espectro amplo para os estudos do processo de envelhecer, do curso da vida: vão desde a demografia até o suicídio, passando pelas importantes e necessárias minúcias dos alimentos saudáveis e do cuidado do corpo. São textos escritos por professores e mestrandos das mais diferentes áreas de formação, que estão querendo, mais do que nunca, dialogar em torno de uma mesa redonda, sem as contumeiras pontas e quinas, apesar de haver várias dificuldades momentâneas. A partir dos textos reunidos, colhemos três grandes preocupações iniciais: a primeira  preocupação é a promoção da saúde para o envelhecimento humano saudável; a segunda são cuidados preventivos dos agravos ligados ao envelhecimento; e a terceira, finalmente, é a descrição das terapias utilizadas, quando a doença já se instalou no corpo.

Download