Periódicos e livros
Artigos e publicações
Publicação científica internacional
Confira algumas das produções científicas em periódicos consideradas relevantes e coletâneas de caráter internacional:
- BERTOLIN, J. C. G. Higher Education and Development in the Knowledge Society: from integral education to substantial positive externalities. Higher Education for the Future, v. 5, p.122-141, 2018.
https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/2347631118767279
- CONSALTÉR, E.; FÁVERO, A. A.; TONIETO, C. The continued teacher training through three perspectives: the common pedagogical sense, training packages and the pedagogical práxis. Educação em Perspectiva. Viçosa, MG, v.10, p.1-13, e-019040, 2019.
https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/7121/5628
- DALBOSCO, C. A. Conditio humana und tugendhafte Willensbildung: Untiefen der Anerkennung bei Rousseau und Honneth. Vierteljahrsschrift für wissenschaftliche Pädagogik (Alemanha), v. 94, p. 456-474, 2018.
https://www.schoeningh.de/view/journals/vfp/94/3/article-p456_456.xml
- LICKS, G. P.; TEIXEIRA, A.C.; LUYTEN, K. Smart Makerspace: A Web Platform Implementation. International Journal: emerging technologies in learning. v.13, p.140, 2018.
http://repository.radenfatah.ac.id/4641/2/iJET_vol13_no02_2018_R_2.pdf
-
ROSA, C. W. da; OTERO, J. Influence of source credibility on students' noticing and assessing comprehension obstacles in science texts. International Journal of Science Education, v. 40, n. 13, p. 1653-1668, 2018.
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09500693.2018.1501168
Coletâneas de inserção internacional
Além da publicação de artigos em periódicos internacionais de língua estrangeira, do expressivo número de ensaio publicados em periódicos nacionais com Qualis A1 e A2, destacam-se, entre os trabalhos docentes, duas coletâneas de perfil nitidamente internacional, resultado das ações dos convênios abrigados pelo PPGEdu.
- CENCI, A. V.; DALBOSCO, C. A.; MÜHL, E. H. Sociedade Complexa, Pensamento Pós-Metafísico e Formação Humana. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.
- FÁVERO, Altair Alberto; CONSALTÉR, Evandro; TREVISOL, Marcio Giusti (orgs.). Políticas de Formação de Professores. Curitiba: CRV, 2019.
- MARTINS, Amilton Rodrigo de Quadros ; TEIXEIRA, ADRIANO CANABARRO . A Descoberta do Flow na Educação: Como a Criatividade Pode Transformar a Escola. 1. ed. Curitiba: Appris, 2019
- MÜHL, Eldon Henrique; DALBOSCO, Cláudio Almir; FLICKINGER, Hans-Georg (orgs.). Formação humana (Bildung): despedida ou renascimento? São Paulo: Cortez Editora, 2019.
-
ROSA, Cleci T. Werner. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014. http://www.editora.upf.br/index.php/e-books-free/91-metacognicao-no-ensino-de-fisica
-
TAUCHEN, Gionara; FÁVERO, Altair Alberto (orgs.). Avaliação do Ensino Superior: perspectivas internas, externas e de gestão. Volume 5. Curitiba: CRV, 2020.
Principais produções científicas conjuntas (entre professores e egressos) dos últimos anos
- BERTOLIN, J.; AMARAL, A. ; ALMEIDA, L. . Os cursos de graduação podem compensar a falta de capital cultural e background de estudantes?. Educação e Pesquisa (USP), v. 45, e185453, 2019.
http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945185453
- CAIMI, F. E.; LUZ, Rosângela Nunes da. Inclusão no contexto escolar: estado do conhecimento, práticas e proposições - ISSN 1984-686X. Revista Educação Especial (UFSM), v.31, p.665-682, 2018.
https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/29202
- CAIMI, Flávia Eloisa. Sob nova direção: o PNLD e seus desafios frente aos contextos político-educativos emergentes. REVISTA HISTÓRIA HOJE, v. 7, p. 21-40, 2019.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/465
- CENCI, A. V.; CASAGRANDA, E. A. Alteridade, ação e educação em Hannah Arendt. Cadernos de pesquisa, v.48, n.167, p.172-191, jan.-mar. 2018. http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/article/view/4664
- CENCI, A. V. A educação, a crise da esfera pública e o desafio da formação da vontade democrática sob a égide do neoliberalismo. Espacios en Blanco. Revista de Educación, vol. 2, núm. 29, 2019, Julho-, pp. 1-15.
http://ojs2.fch.unicen.edu.ar:8080/ojs-3.1.0/index.php/espacios-en-blanco/article/view/365
- DALBOSCO, C. A. Instructio, libertas e exercício docente na contemporaneidade. Revista Educação & Sociedade, Campinas (SP), v. 40, p. 1-20, 2019. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302019000100205&script=sci_arttext
- DALBOSCO, C. A.; MENDONÇA, S. Democracy theories in John Dewey’s work: formative requirements of social cooperation. Revista Brasileira de Educação, v. 25, p. 1-17, 2020.
https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v25/en_1809-449X-rbedu-25-e250010.pdf
- ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J.; LAUER, M. A noção de gestão democrática e sua apropriação local: um estudo sobre a legislação de municípios gaúchos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. v. 36, n. 1, p. 111 - 129, jan./abr. 2020.
https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/96360. -
ESQUINSANI, R. S. S.; DAMETTO, J. O “Encanto” dos Modelos Exitosos de Escolarização: Quando Aceitamos a Qualidade para Poucos. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas. Volume 28, n.42, p.01-19, mar. 2020.
https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/4155/2398 -
FÁVERO, A. A., & BECHI, D. A subjetivação capitalista enquanto mecanismo de precarização do trabalho docente na educação superior. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 28(13), 2020.
https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/4891/2373 -
FÁVERO, Altair Alberto; CENTENARO, Junior Bufon. A dialética entre a normatização e a interpretação: a autoridade docente na modernidade líquida de Bauman. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-23, e- 15883, abr./jun. 2019. https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15883/11337
-
FIOREZE, C. ; BERTOLIN, J. . O público e o privado na educação superior: uma contribuição para a revisão de conceitos. Pro-Posições (Unicamp), v. 31, e20170129, April 22, 2020.
http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2017-0129 -
MARCON, Telmo. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Revista Práxis Educativa, 2019. DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.008. -
MARCON, Telmo; MELLA, Lisiane Ligia; TASCHETTO, Márcio da Silva. Tensões entre as pedagogias sócio-emancipadora e tradicional: um estudo do sistema socioeducativo com adolescentes privados de liberdade. Revista Eccos, 2019. DOI:
https://doi.org/10.5585/eccos.n48.11538. -
MÜHL, Eldon Henrique; KOLS, Rosana Cristina. O sentido de uma vida examinada: a importância da pedagogia socrática na educação contemporânea. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 61, p. 862-881, abr./jun. 2019. Disponível em https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/issue/view/1959
-
PEREIRA, A. Ma. de O.; KUENZER, A. Z. ; TEIXEIRA, A.C. . Metodologias ativas nas aulas de Geografia no Ensino Médio como estímulo ao protagonismo juvenil. EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE), v. 44, p. 1-22, 2019.
https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/29807 -
ROSA, Cleci T. Werner.; MENESES VILLAGRÁ, Jesús Angel. Questionamento metacognitivo associado à abordagem didática por indagação: análise de uma atividade de Ciências no ensino fundamental. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 1, p. 60-76, 2020.
ttps://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1467 -
TONIETO, C.; FÁVERO, A. A. A pesquisa em Política Educacional: análise de aspectos teórico-epistemológicos em teses de Doutorado (2010-2012). Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e 2014901, p. 1-21, 2020.
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14901.030