Ensino

UPF promove IV Simpósio de Filosofia e Direito

03/05/2018

14:42

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Com o tema “Cidadania e migrações”, evento iniciou na noite de quarta-feira (2), com duas conferências

Teve início, na noite de quarta-feira, dia 2 de maio, o IV Simpósio de Filosofia e Direito. Iniciativa do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) e da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Passo Fundo (UPF), o evento se propõe a discutir a respeito da relação entre cidadania e migrações. A abertura foi realizada no auditório do Centro de Educação Tecnológica (CET) da UPF com a presença da vice-reitora de Graduação, professora Rosani Sgari, da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Bernadete Maria Dalmolin, do vice-reitor Administrativo, professor Agenor Dias de Meira Junior, do diretor da FD, professor Rogério da Silva, da coordenadora do evento e coordenadora do curso de Filosofia, professora Carina Tonieto, e do presidente da OAB Passo Fundo, Luciano Araújo Migliavacca. 

Discutir os movimentos migratórios e suas consequências humanas e jurídicas e analisar as relações humanas entre iguais e diferentes, enquanto relações sociais, e seus reflexos no que tange ao reconhecimento e à inclusão do outro são alguns dos objetivos do Simpósio. De acordo com a coordenadora do evento, o Simpósio nasceu de projetos de pesquisa que já eram realizados por ambos os cursos e que continuam em andamento. “Nós temos uma parceria já de longa data com o curso de Direito, inclusive por serem áreas que dialogam em muitos pontos. Então, essa iniciativa nasceu, justamente, da ideia de proporcionar para o público geral momentos de discussão em que a gente pudesse mostrar quais são as possibilidades que esses dois cursos juntos discutindo esses temas podem nos oferecer no que refere à compreensão de mundo e à compreensão desses temas”, explicou a professora Carina. 

Para o diretor da Faculdade de Direito, uma das marcas do Simpósio é congregar acadêmicos, professores, profissionais do Direito e da Filosofia e também de outras áreas, com o objetivo de abordar temas atuais. “É com muita alegria que estamos mais uma vez juntos, Direito e Filosofia, na quarta edição do Simpósio. Esse é um evento que se consolida a cada ano, cresce em qualidade e expande suas discussões”, ressaltou Rogério. 

A parceria entre os cursos também foi lembrada pela vice-reitora de Graduação, que destacou o grau crítico e a capacidade de enfrentamento dos alunos e professores das duas unidades acadêmicas. “O que podemos dizer diante de um público tão seleto como vocês, com essa capacidade de enfrentar as temáticas propostas pela professora Carina, discutidas certamente por todos vocês que construíram ao longo desses anos essa proposta e que culmina hoje no quarto Simpósio. São temas que dizem respeito a todos nós, não importa onde estejamos e o que sentimos, eles nos tocam e dizem respeito a nós porque nós somos parte da humanidade”, completou a professora Rosani. 

Após cerimônia de abertura, a programação da primeira noite de Simpósio seguiu com duas conferências: “A mobilidade humana contemporânea entre muros, medos e esperança”, com o professor Dr. Doglas Cesar Lucas (Unijuí), e “Imigração: cidadania, estranhamento e fronteiras”, tema abordado pelo professor Dr. João Carlos Tedesco (UPF). 

Cidadania e migrações
Com o tema cidadania e migrações, o evento propõe-se a discutir essas e outras questões, recolocando os desafios do reconhecimento dos direitos humanos dentro de três eixos temáticos: Educação, cidadania e/ou migrações; direitos humanos e migrações; e políticas migratórias. A escolha pelo tema dessa edição foi, segundo a professora Carina, em função dos movimentos de migração que estão acontecendo a nível mundial e também pela discussão acerca da cidadania que vem associada a isso. “Quem tem direitos a ter direitos já que estamos em um momento em que essa mobilidade humana é intensificada, principalmente, por questões de guerras ou questões políticas dos países de origem? A nossa proposta é discutir os movimentos migratórios e associado a isso a questão da cidadania, pensando tanto na questão de quem tem direitos a ter direitos quanto na possibilidade de uma cidadania cosmopolita, ou seja, somos cidadãos do mundo e não mais somente cidadãos de um único país”, reiterou. 

Programação
Nesta quinta-feira, 3 de maio, a programação do Simpósio segue com a apresentação de trabalhos científicos durante a tarde e, à noite, outras duas conferências serão realizadas também no auditório do CET: “Perversão do Direito: a crítica do Direito hoje”, com o professor Dr. José Rodrigo Rodrigues (Unisinos), e “Cidadania democrática e a inclusão do outro”, com o professor Dr. Denilson Werle (UFSC).